1ª Mostra Científico-Cultural de Penedo abre atividades da 14ª edição do Circuito de Cinema

A 1ª Mostra Científico-Cultural de Penedo, realizada nesta segunda (25), deu início às atividades do Circuito Penedo de Cinema.
O evento, composto pela apresentação de 30 projetos científicos, visa dar destaque à criatividade dos estudantes das escolas da rede pública estadual de Alagoas que desenvolveram estes trabalhos ao longo de 2024. Conectando-se ao espírito de arte, cultura, ciência e inovação do Circuito, a Mostra é também uma oportunidade de dar protagonismo aos alunos e acontece na histórica Casa de Aposentadoria da cidade de Penedo.
A mostra é fruto de uma ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que encontra no Circuito Penedo de Cinema um meio de propagar e dar audiência ao trabalho dessas escolas e continuar a incentivar a Ciência e a Tecnologia nesses espaços educacionais.
“Esse espaço de encontro de conhecimentos valoriza e fomenta os projetos produzidos nos programas desenvolvidos para o desenvolvimento da ciência no estado. A Mostra é um instrumento de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação que envolve as escolas públicas da 9ª Gerência Especial da Educação do Estado de Alagoas e pretende socializar mais de 30 projetos desenvolvidos ao longo do ano. Todo o evento será repleto de muitos conhecimentos e trocas de experiências. É o governo de Alagoas investindo e apoiando a educação”, explicou Anderson Buarque, coordenador da ação.
São iniciativas basais como essa que auxiliam a descoberta de potenciais novos componentes do Circuito de Cinema e da sociedade acadêmica como um todo. Um dos projetos, inclusive, visa a criação de um documentário: as alunas da Escola Estadual Professor Ernani Méro desenvolveram o projeto Fala Estudante: O futuro começa agora, minha escola no caminho da educação antirracista.
“Nossa atividade é dividida em duas etapas. A primeira foi uma pesquisa para o mapeamento racial dos alunos que estudam na nossa escola Estadual Ernani Méro, um fato que nos chamou atenção é que nessa parte descobrimos que de 300 alunos, apenas 5 se consideravam pessoas negras. A segunda etapa seria a criação de um documentário com o foco na valorização de comunidades quilombolas aqui da região. Com isso, a gente quer trazer a valorização dessas comunidades, retomar as raízes, porque é o que nos enriquece”, explicou Annye Vitório, uma das responsáveis pelo projeto.
A coordenadora da 9ª Gerência Especial de Educação (GEE) realçou a importância do evento dentro da vida dos alunos e como essa participação abrilhanta o Circuito. “É uma oportunidade que eles vão ter de expor toda a criatividade que eles têm, e que é desenvolvida lá em sala de aula, no chão da escola, e agora o Circuito Penedo de Cinema deu a oportunidade para estes meninos virem aqui apresentar todo o conhecimento adquirido e eles estão muito animados, entusiasmados para viver essa experiência e acompanhar esse resultado”, concluiu.
Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema será realizado até o dia 1º de dezembro pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo.
Além disso, tem patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), do governo federal por meio do Banco do Nordeste e Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Últimas Notícias

Flamengo se segura e empata com LDU na altitude de Quito

Condenada pela morte do menino Bernardo de 11 anos é encontrada morta na prisão

Casal de Brasília morre após carro cair em ribanceira no interior de SP

Segunda criança morre após possível envenenamento com ovo de Páscoa no Maranhão

Quais são os prêmios para o segundo e o terceiro lugar do BBB 25?
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
