Programa Mais Pecuária Brasil melhora qualidade do rebanho bovino em Penedo

Por Redação, com Assessoria 12/11/2024 07h07
Por Redação, com Assessoria 12/11/2024 07h07
Programa Mais Pecuária Brasil melhora qualidade do rebanho bovino em Penedo
Programa Mais Pecuária Brasil - Foto: Deywisson Duarte

Em fevereiro de 2023, a Prefeitura de Penedo formalizou convênio com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) para melhorar a qualidade genética do rebanho bovino do único município do Baixo São Francisco que aderiu ao Programa Mais Pecuária Brasil.

Executado por meio da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (SEMADA), o trabalho pioneiro do governo Ronaldo Lopes alcança as metas propostas e renovado em seu segundo ano, mantendo a assistência em inseminação artificial sem custo para os produtores rurais de Penedo.

Nesta segunda-feira, 11, o veterinário da SEMADA, José Mota, esteve no povoado Marizeiro para iniciar um novo ciclo do Mais Pecuária Brasil. Na propriedade com estrutura adequada para o manejo dos animais, o coordenador do programa em Penedo acompanhou a avaliação de vacas e novilhas para o procedimento.

O objetivo principal é verificar se ela não está enxertada, apesar da orientação prévia feita ao dono do rebanho para separação de machos e fêmeas por, pelo menos, trinta dias de antecedência da data para diagnóstico de gestação.

“Hoje nós estamos iniciando uma nova etapa desse programa de inseminação artificial em tempo fixo e temos um sucesso dentro do programado nas etapas anteriores, em torno de 60 a 65% de prenhes. Precisamos levar em consideração as características de nossa região, além da necessidade do produtor seguir as orientações à risca”, explica Zé Mota.

Satisfeito com o sucesso da etapa anterior do Mais Pecuária, referindo-se aos dois bezerros que parecem com animais de ‘capa de revista’ – como disse Anderson Henrique -, o produtor destaca a importância da iniciativa do governo Ronaldo Lopes para investimento que vai lhe render, em breve, dois bois reprodutores de alta qualidade genética.

“Pra gente comprar o sêmen de uma genética de alta qualidade custa muito caro. Se fosse pra sair do bolso da gente não tinha como, hoje tem que gastar, em média, uns 5 mil contos. E graças a Deus e a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Penedo essa oportunidade está chegando para o pequeno agricultor e a gente fica muito grato”, disse Henrique sobre o trabalho que continua em sua jornada itinerante.

O contato com os produtores que se cadastraram na SEMADA é feito de forma prévia, de modo que todos são comunicados com antecedência sobre a visita da equipe que tem local e horários determinados para cumprir o cronograma das ações do Mais Pecuária Brasil em Penedo.