Avião da Voepass quase voa com tampa de combustível aberta

Por Metrópoles 08/11/2024 13h01
Por Metrópoles 08/11/2024 13h01
Avião da Voepass quase voa com tampa de combustível aberta
Avião da Voepass - Foto: Reprodução

Uma aeronave da Voepass que já estava em processo de decolagem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, teve que voltar ao pátio porque estava com a tampa de combustível aberta. O caso aconteceu na tarde dessa quinta-feira (7/11).

O voo PTB2216 tinha como destino o Aeroporto Regional de Presidente Prudente. A aeronave era um ATR-72, de matrícula PR-PDY.
Em nota, a Voepass informou que a tampa de combustível ficou aberta após o abastecimento da aeronave.

“Assim que o problema foi identificado antes da decolagem, a aeronave voltou ao pátio para fechamento correto”, diz a empresa.


Após o procedimento, a aeronave decolou normalmente para Presidente Prudente, por volta de 14h30 dessa quinta, sem intercorrências.

Dia caótico em aeroporto

O Aeroporto de Congonhas tem pelo menos seis partidas de voos cancelados na manhã desta sexta-feira (8/11). Há, ainda, 12 decolagens canceladas. Desde quinta-feira, até às 11h desta sexta, 50 voos foram cancelados (veja abaixo) devido às condições meteorológicas.

O empresário Hugo Gonçalves, de 34 anos, estava no terminal na tarde de quinta e contou ao Metrópoles que sua viagem foi adiada sem nenhum aviso prévio.

Morador de Presidente Prudente, Hugo pegou o mesmo avião que havia mais cedo tido o problema da tampa de combustível aberta, mas em outro horário. O voo dele, que era da VoePass, estava marcado para às 15h de quinta-feira e, sem nenhum aviso, foi mudado para às 17h.

“Estava insuportável de tanta gente”, disse Hugo. “O que estava engraçado é que eles [o aeroporto] chamavam um voo, colocavam ‘embarque próximo’, chamavam a fila e, na hora que iam começar a pedir as passagens, informavam que estava cancelado”.

Em nota ao Metrópoles, a Gol informou que “por restrições operacionais ocorridas entre quinta e sexta-feira”, a empresa registrou atrasos e cancelamentos de voos que partiriam de Congonhas para ajuste de malha aérea. Questionada sobre o número de viagens canceladas nesses dois dias, a companhia aérea não se manifestou.

A Latam informou que alguns de seus voos estão sendo impactados desde a noite de quinta “devido às fortes chuvas na capital paulista, fato totalmente alheio ao seu controle”.

A assessoria da Aena, concessionária que administra o aeroporto, afirmou ao Metrópoles que “as operações de pousos e decolagens são normais desde as 6h”. “Por ajustes de malha aérea das companhias aéreas, em decorrência das condições meteorológicas de ontem [quinta-feira], há o cancelamento de 12 pousos e cinco decolagens”.

A Aena recomenda que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação de seus voos.

Voos cancelados em Congonhas

16 chegadas na quinta-feira

16 partidas na quinta-feira

12 chegadas na sexta-feira (até 11h)

6 partidas na sexta-feira (até 11h)