Nove ex-vereadores por Arapiraca fazem campanha com o desafio de reconquistar vagas na Câmara Municipal da cidade
À medida que as eleições municipais de 2024 se aproximam, um grupo de ex-vereadores está em busca de uma das vagas. Estes candidatos, que já ocuparam cargos na câmara em mandatos anteriores, mas não conseguiram se reeleger nas eleições passadas, estão mobilizando suas campanhas com a esperança de reconquistar a confiança dos eleitores e reassumir suas posições.
Somente neste ano, dos 226 candidatos, 9 já ocuparam uma vaga na Câmara Municipal de Arapiraca. O recordista de mandatos é o ex-vereador e atual candidato, Sargento Moisés, que foi eleito por cinco mandatos e este de 2001 até 2020 ocupando umas das cadeiras da câmara. Em seguida aparece Josias Albuquerque, que foi eleito vereador pela primeira vez no ano 2000, sendo reeleito por mais dois mandatos, 2004 e 2008, mas acabou não conseguindo mais uma reeleição em 2012 terminando com suplente, voltando a câmara apenas em 2014, quando o então vereador Tarcizo Freire venceu a eleição para deputado estadual, abrindo a vaga na Câmara para Josias. Ele permaneceu até 2016, quando novamente acabou não conseguindo se reeleger.
Sem dúvida, o candidato que mais tempo passou sem conseguir retornar à Câmara Municipal, Ismael Pereira, esteve por duas oportunidades ocupando o cargo de vereador na cidade, entre os anos 1972 a 1982. Outros dois atuais candidatos também tiveram a oportunidade de conseguir dois mandatos, Aurélia Fernandes nos anos de 2012 e 2016, mas que não conseguiu a reeleição, em 2020, ficando como suplente e Dorge do Queijo, eleito em 2008 e 2012, tentando desde então sua volta à Câmara municipal.
Quatro atuais candidatos tiveram a oportunidade de conseguir se eleger vereador na cidade, mas acabaram em eleições seguintes não conseguindo o número de votos suficientes para conquistar a reeleição. Zé Lúcio e Sidney Geni foram eleitos em 2004, Sargento Braz conseguiu a sua eleição, em 2000 e Willomaks da Saúde foi eleito em 2016, mas em suas eleições seguintes não tiveram sucesso e acabaram não sendo reeleitos, buscando assim, desde então a vaga novamente na Câmara Municipal de Arapiraca.
O retorno à política para esses ex-vereadores não é uma tarefa simples. Eles enfrentam o desafio de se reestabelecer junto aos eleitores, demonstrando que têm propostas novas e relevantes para oferecer. Para muitos, isso significa a necessidade de se atualizar sobre os problemas atuais da comunidade e apresentar soluções que respondam às novas demandas dos cidadãos.
Os ex-vereadores que buscam retornar à Câmara Municipal trazem consigo uma bagagem de experiência que pode ser uma vantagem significativa. A familiaridade com o funcionamento da câmara e a dinâmica política local pode ser um ativo importante. No entanto, a aceitação do eleitorado muitas vezes dependerá da capacidade desses candidatos de demonstrar que aprenderam com suas experiências passadas e que estão prontos para atender às novas expectativas e necessidades da população.
Neste cenário, a competição é intensa. Os ex-vereadores precisam se destacar entre novos candidatos e aqueles que atualmente ocupam cargos na Câmara. A forma como eles se apresentam e as estratégias que adotam para engajar os eleitores serão cruciais para determinar suas chances de sucesso.
Com as campanhas em plena atividade, muitos estão investindo em novos métodos de comunicação, como redes sociais e eventos comunitários, para ampliar sua visibilidade e reverter a percepção pública.