Trump diz que imigrantes estão comendo cachorros nos EUA e é desmentido ao vivo

Por Redação, com g1 11/09/2024 08h08 - Atualizado em 11/09/2024 08h08
Por Redação, com g1 11/09/2024 08h08 Atualizado em 11/09/2024 08h08
Trump diz que imigrantes estão comendo cachorros nos EUA e é desmentido ao vivo
Trump - Foto: Win Mcnamee/Getty Images via AFP

O ex-presidente Donald Trump afirmou no debate presidencial da ABC News, nesta terça-feira (10), que imigrantes estavam comendo os cachorros e pets dos cidadãos estadunidenses. Ele foi desmentido ao vivo pelo mediador do debate.

Trump estava criticando a política imigratória da gestão de Joe Biden e Kamala Harris, afirmando que os democratas permitiram a entrada de milhões de estrangeiros nos Estados Unidos.

"Em Springfield, eles [imigrantes] estão comendo os cachorros. Eles estão comendo os gatos. Comendo os pets das pessoas que moram lá", afirmou.

Em seguida, o mediador da ABC News afirmou que a produção do debate entrou em contato com a prefeitura de Springfield, em Ohio, para checar a afirmação de Trump. As autoridades informaram que nenhum caso do tipo havia sido reportado.

Trump rebateu dizendo que havia assistido na televisão pessoas afirmando que tiveram os cachorros roubados.

Mais cedo, a Associated Press reportou que a campanha de Trump estava propagando falsos rumores de que imigrantes haitianos estavam roubando e comendo pets em Ohio.

O debate

Esta foi a primeira vez que Kamala Harris e Donald Trump se encontraram. O debate entre os dois provavelmente será o único até as eleições, que estão marcadas para o dia 5 de novembro.

Kamala tem 59 anos e é a atual vice-presidente dos Estados Unidos. Se vencer o pleito, será a primeira mulher eleita presidente do país.

Já Donald Trump tem 78 anos e foi presidente entre 2017 e 2021. Ele tentou a reeleição em 2020, mas foi derrotado por Joe Biden.

Especialistas previam que o debate fosse focado na forma como cada um atuou enquanto esteve no governo. Questões que envolvem economia, inflação e segurança na fronteira são pontos importantes destas eleições.

Além disso, havia uma expectativa para quem ambos trocassem ataques e acusações. Durante a campanha, Kamala tem se referido ao republicano como uma ameaça à democracia. Já Trump tenta pintar a democrata como uma radical de esquerda.