Laboratório Sismológico da UFRN registra tremor de magnitude preliminar 1.6 entre Craíbas e Arapiraca

Por Redação 27/08/2024 11h11 - Atualizado em 27/08/2024 13h01
Por Redação 27/08/2024 11h11 Atualizado em 27/08/2024 13h01
Laboratório Sismológico da UFRN registra tremor de magnitude preliminar 1.6 entre Craíbas e Arapiraca
Tremor em Alagoas - Foto: Divulgação

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) informou que registrou um tremor de magnitude preliminar de 1.6 na escala mR, que verifica abalos sísmicos ocorridos no país, entre Craíbas e Arapiraca, no Agreste de Alagoas, no início da tarde da última sexta-feira (23).

Segundo o laboratório, o evento aconteceu às 12h do horário de Brasília e foi resultado de uma detonação.

Em nota enviada ao Portal Já é Notícia, a Mineração Vale Verde (MVV), que tem a Mina Serrote localizada na região apontada pelo mapa do LabSis/UFRN (imagem em destaque na matéria), afirmou que "seu processo de desmonte controlado é rigorosamente monitorado por sismógrafos e acompanhado por uma equipe multidisciplinar, cumprindo os padrões de segurança, em rotina de monitoramento ambiental contínuo, o que inclui o evento da última sexta-feira (23)" (confira a nota na íntegra ao final do texto).

O laboratório pontuou que o tremor teria sido sentido por moradores de Craíbas. A última atividade sísmica que havia sido registrada em Alagoas foi no município de Belo Monte no dia 24 de junho, com um tremor de magnitude 1.8 na escala mR.

Leia a nota da MVV:

NOTA

A Mineração Vale Verde (MVV) reafirma que seu processo de desmonte controlado é rigorosamente monitorado por sismógrafos e acompanhado por uma equipe multidisciplinar, cumprindo os padrões de segurança, em rotina de monitoramento ambiental contínuo, o que inclui o evento da última sexta-feira (23).

O resultado desse trabalho regular é semanalmente enviado às comunidades por meio das plataformas de mensagem, a partir de grupos de relacionamento que mantém junto com lideranças locais.

Tendo a Segurança como principal valor, a MVV reforça que segue todos os parâmetros estabelecidos pela lei vigente e reitera que mantém as melhores práticas de ESG.