Candidatos do 'Enem dos Concursos' em Arapiraca falam sobre expectativas e impressões: 'Grande índice de desistência'

Por Redação 18/08/2024 14h02 - Atualizado em 18/08/2024 15h03
Por Redação 18/08/2024 14h02 Atualizado em 18/08/2024 15h03
Candidatos do 'Enem dos Concursos' em Arapiraca falam sobre expectativas e impressões: 'Grande índice de desistência'
Isabelle - Foto: Josival Meneses de Souza/Já é Notícia

No início da tarde deste domingo (18), o Portal Já é Notícia conversou com candidatos que estão realizando as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Enem dos Concursos, em Arapiraca.

Uma das pessoas que participam do certame é a assessora jurídica Isabelle Mendes, de Palmeira dos Índios, que observou a ausência de outros candidatos. O local de aplicação da prova dela é a Escola Estadual de Educação Básica Costa Rêgo, no bairro Alto do Cruzeiro.

"Houve um grande índice de desistência, acho que mais de 50% da minha turma, da minha sala, faltaram, mas os que vieram pela manhã chegaram agora a tarde e a expectativa é positiva para o resultado do exame".

Vanessa, que reside em Arapiraca, faz as provas no mesmo colégio. "A primeira prova que fizemos agora de manhã foi boa, vamos esperar agora a prova da tarde pra ver como é", disse.

Segundo a Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o nível de abstenção do Enem dos Concursos ficou dentro do previsto, pois "abstenção em concurso público é uma coisa alta". Ela afirmou que muitas pessoas se inscrevem, mas nem todo mundo consegue se preparar.

Durante a manhã, quem buscava as vagas de ensino médio, fez a redação do concurso, que teve o tema: "Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade brasileira?". Para as vagas de ensino superior, os candidatos tiveram que responder uma questão dissertativa.

Ao todo, Alagoas conta com 78 locais de prova, sendo 22 em Arapiraca e 56 em Maceió. São mais de 30 mil candidatos apenas no estado, concorrendo a 6.640 vagas de ensino médio e superior em 21 órgãos federais. Mais de 2 milhões de pessoas se inscreveram em todo o país.

Os portões foram abertos às 7h30 e às 9h houve o início da aplicação. As provas da manhã terminam às 11h30, mas às 11h os candidatos já podem deixar as salas.

Durante a tarde, a maratona continua. Os portões são reabertos às 13h e fecham às 14h. As provas do segundo horário têm início às 14h30 e terminam apenas às 18h, mas é possível sair a partir das 16h30.

Os cadernos de provas serão divulgados ainda neste domingo, depois das 20h. Já os gabaritos das provas objetivas podem ser conferidos na terça-feira (20).