Brasileiros ficam fora da disputa por medalhas no primeiro dia de disputas do judô
Os brasileiros ficaram sem medalhas no primeiro dia do judô nas Olimpíadas de Paris. Michel Augusto, de 19 anos, caiu nas oitavas de final contra o japonês Ryuju Nagayama. Já Natasha Ferreira, de 25 anos, perdeu na estreia para a também japonesa Natsumi Tsunoda.
Michelzinho estreou contra o costa-riquenho Sebastian Sanch e venceu por waza-ari, se garantindo nas oitavas de final. O chaveamento reservou o confronto com o japonês Ryuju Nagayama, número seis do ranking mundial, na fase seguinte.
Uma vaga nas quartas de final representaria uma chance de medalha para o brasileiro. Isso porque, mesmo que perdesse, poderia disputar a repescagem para tentar o bronze.
Michel começou o combate com Nagayama de forma agressiva, conseguindo controlar a pegada e impedindo que o japonês imprimisse o ritmo no combate. Conseguiu levar a luta para o golden score, com ambos tendo um shidô dado pela arbitragem.
No tempo extra, levou duas punições e acabou eliminado contra um dos melhores do mundo. O brasileiro chegou às Olimpíadas ainda como júnior, no primeiro ciclo da carreira.
Natasha Ferreira cai na estreia
Na chave feminina, a brasileira Natasha Ferreira não conseguiu avançar na luta de estreia. O sorteio não foi dos melhores para ela. Encarou logo na primeira luta a japonesa Natsumi Tsunoda, número quatro do mundo na categoria até 48 kg.
O confronto durou cerca de um minuto até Natasha ser finalizada por Tsunoda e encerrar a participação dela nas Olimpíadas de Paris. Nada que desanime a judoca para o futuro.
- Não acabou, essa aqui é só uma competição. Lógico que são os Jogos Olímpicos, mas ainda tem muita estrada pela frente. Vou batalhar muito para estar em Los Angeles e conquistar minha medalha. Isso aqui não foi um desperdício, isso aqui é uma Olimpíada. Só de estar aqui, tenho certeza que é a concretização de muitos sonhos, inclusive do meu. A luta ter acabado em um minuto é muito triste, mas eu tenho certeza que não é o fim - afirmou.