Cercas energizadas estão no ranking das principais causas de choques elétricos em residências

Por Redação com assessoria 19/07/2024 08h08
Por Redação com assessoria 19/07/2024 08h08
Cercas energizadas estão no ranking das principais causas de choques elétricos em residências
Instalação deve seguir padrões de segurança e deve ser realizada por profissionais capacitados - Foto: Assessoria

As cercas elétricas são dispositivos de proteção muito utilizados nas residências dos alagoanos e também uma solução para muitas empresas. No entanto, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), acidentes com cercas energizadas são a oitava causa mais comum de choques elétricos em residências no país. Por isso, a Equatorial Alagoas faz um alerta sobre os cuidados quanto a instalação e manuseio desse equipamento, a fim de evitar possíveis acidentes.

Esses dispositivos, quando não estão bem instalados e não seguem os padrões técnicos de segurança, podem colocar em risco a vida de pessoas e animais, além de comprometer o fornecimento de energia. Além disso, as chamadas “cercas elétricas improvisadas”, popularmente conhecidas como cercas clandestinas, são responsáveis por muitos acidentes. Além de ser um ato criminoso, esse tipo de atitude pode colocar em risco a vida e gerar prejuízos ao imóvel.

Para o executivo de segurança da Equatorial Alagoas, João Porfírio, apenas profissionais qualificados devem ser contratados para a execução dos serviços que envolvam energia elétrica, como a instalação de cercas elétricas. “Cercas elétricas improvisadas são as causas de muitos acidentes com energia. Jamais tente instalar arames ou outros objetos para servir como cerca elétrica, ligando diretamente na rede elétrica, isso é muito perigoso. O indicado é sempre utilizar materiais de qualidade e certificado, e contratar empresas e profissionais especializados, devidamente credenciados para instalar cercas elétricas dentro dos padrões técnicos e de segurança”, afirma o especialista.

Pensando na segurança da população, a Equatorial Alagoas fornece orientações sobre cercas elétricas para alertar sobre os possíveis riscos e perigos, informando sobre o uso adequado e cuidados necessários para prevenir acidentes que envolvam choques elétricos, que em alguns casos podem fazer vítimas fatais.

As cercas elétricas devem ser devidamente sinalizadas de forma que evitem o toque acidental de pessoas desavisadas. Nunca devem ser instaladas em altura inferior a 2 metros e meio (2,5 m);

Configura crime instalar cercas eletrificadas de forma irregular e que colocam em risco a vida de pessoas e animais e o proprietário pode responder em caso de ocorrência de acidentes;

Em casos de curto circuito, não tente resolver sozinho, pois o risco de levar uma descarga elétrica é muito grande. O melhor a se fazer é chamar a empresa especializada para a manutenção da cerca elétrica;

Redobre a atenção com as crianças que costumam criar brincadeiras com objetos capazes de alcançar a cerca elétrica. Crianças são sempre curiosas e, por ficarem mais tempo em casa, podem colocar objetos metálicos ou que conduzam eletricidade em contato com a cerca elétrica;

Caso alguma pipa, galho ou outros objetos caiam sobre a cerca, a recomendação é desliga-la antes de retirar o objeto;

Estalos em cercas elétricas indicam fuga de corrente. Se isso acontecer, talvez seja a hora de realizar a manutenção;

É recomendada a troca anual da bateria da cerca elétrica para garantir que, em caso de quedas de energia, o dispositivo se mantenha em pleno funcionamento.

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, Equatorial orienta a desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede elétrica, na rua, também devem ser comunicadas imediatamente à Distribuidora por meio da Central de Atendimento 0800 082 0196.