Samu realiza Curso de Atendimento Pré-Hospitalar para acadêmicos de Medicina e residentes

Por Redação com Agência Alagoas 06/07/2024 07h07
Por Redação com Agência Alagoas 06/07/2024 07h07
Samu realiza Curso de Atendimento Pré-Hospitalar para acadêmicos de Medicina e residentes
A nova edição do Curso Introdutório ao Atendimento Pré-Hospitalar promovida pelo Samu ocorreu no Centro Universitário Cesmac - Foto: Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), mais uma edição do Curso Introdutório ao Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A iniciativa, que foi destinada a 66 acadêmicos e residentes das áreas de Medicina e Enfermagem, ocorreu no auditório do Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol, em Maceió.

Durante o curso, foram abordados temas cruciais para a formação dos profissionais de saúde, capacitando-os para agir com eficiência e segurança em situações de urgência e emergência. O curso é fundamentado na Portaria 2.048 do Ministério da Saúde (MS) e nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Samu.

Ele foi estruturado, segundo a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, para fornecer uma compreensão abrangente da normatização desses serviços. Além disso, a iniciativa também visa apresentar a Central de Regulação de Urgências (CRU) como unidade fundamental no atendimento inicial, especialmente, ao politraumatizado.

"O APH é essencial para acadêmicos de Medicina, pois os prepara para enfrentar situações críticas do dia a dia. Isso porque ele oferece conhecimento e habilidade aos profissionais, garantindo um atendimento de qualidade ao usuário de assistência pré-hospitalar móvel, desde o primeiro contato com ele, até chegada à unidade de saúde", frisou.

Os participantes tiveram a oportunidade de participar de simulados práticos que incluíram pranchamento e rolamento de vítimas de colisões de carro e moto, manobras de desobstrução de vias aéreas em adultos e crianças e o uso do Desfibrilador Automático Externo (DEA) e desfibrilador convencional, em situações de queda de moto e múltiplas vítimas.

O médico Luiz Antonio Mansur Branco, coordenador do NEP do Samu Maceió, reforçou a importância do curso: "O NEP desempenha um papel vital ao oferecer cursos como este, pois garante que os futuros profissionais de saúde estejam aptos para os desafios do atendimento pré-hospitalar, promovendo um serviço de urgência e emergência mais eficaz e seguro", frisou.

Experiência Prática

A enfermeira Tatiana Almeida, uma das instrutoras do Curso Introdutório de APH, enfatizou que a participação intensa dos alunos é fundamental para o aprimoramento dos conhecimentos. "É gratificante ver o progresso dos participantes. Eles começam inseguros, mas ao final do curso demonstram confiança e competência para atuar em urgências e emergências”, destacou.

Para a acadêmica do 10º período do curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac, Silmara Inocêncio Silvino, o Curso Introdutório de APH é de extrema importância para a formação médica, porque proporcionar que os futuros médicos estejam devidamente preparados para agir de modo assertivo em situações de urgência e emergência. “Além de proporcionar experiência prática em situações reais, aprender e desenvolver o trabalho em equipe e aperfeiçoar o nosso conhecimento técnico e científico”, opinou.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que o Curso Introdutório de APH realizado pelo NEP do Samu Maceió é um exemplo de como a formação contínua e prática é essencial para a qualificação dos profissionais de saúde. “Ao capacitar acadêmicos e residentes, esses programas garantem que a população receba um atendimento pré-hospitalar eficiente e de alta qualidade, refletindo diretamente na melhoria dos serviços de urgência e emergência”, sentenciou o gestor.