Professores decidem encerrar greve nas Universidades federais de todo país

Por Redação com G1 24/06/2024 09h09
Por Redação com G1 24/06/2024 09h09
Professores decidem encerrar greve nas Universidades federais de todo país
Greve da ufal - Foto: Reprodução

Durante assembleia no último domingo, 23, professores das universidades federais decidiram encerrar a greve nacional dos docentes. A greve iniciou em abril deste ano em instituições de ensino superior de todo o país.

Durante a assembleia geral dos docentes, a maioria dos votos foi a favor da proposta de reajuste enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início deste mês.

Conforme o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o comando nacional da greve decidiu encerrar as paralisações a partir desta quarta-feira (26) — quando a entidade deve assinar um acordo junto ao Ministério da Gestão e Inovação a fim de consolidar os termos da proposta.

Ainda de acordo com o Sindicato, a greve pode encerrar nesta quarta-feira, 26, ou até o próximo dia 3 de julho. O retorno às aulas dependerá da decisão interna de cada instituição federal de ensino. Caberá às universidades definir o próprio calendário acadêmico.

Reajuste

A proposta acatada pelos professores das federais prevê reajustes em 2025 e 2026, com percentuais diferentes para cada classe profissional. O acordo proposto pelo governo ainda prevê a revogação de uma portaria, editada em 2020, que elevou a carga horária mínima semanal para professores.