Governo de Alagoas confirma novos investimentos para universalização do Ensino Integral

Governo de Alagoas enviou para a Assembleia Legislativa projeto de lei que ratifica o Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) na Rede Pública Estadual. O documento foi publicado na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial do Estado (DOE) e pode ser conferido no site diario.imprensaoficial.al.gov.br.
O Palei foi instituído pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em 2015 na rede estadual de ensino a partir de um projeto-piloto na Escola Estadual Marcos Antônio, em Maceió, e, hoje, nove anos depois, conta com 126 unidades ofertando a modalidade.
“O Palei é um das nossas ações mais bem sucedidas, contribuindo não apenas para a melhoria de índices educacionais como o Ideb, mas também na aprovação de estudantes no Enem. Nossa meta é expandi-lo ainda mais nos próximos dois anos, por meio do programa ‘Escola do Coração’, que será lançado pelo Governo de Alagoas, visando à universalização do ensino integral, por meio da construção de mais 56 unidades de ensino em diversas regiões do estado”, adianta a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
EXPANSÃO
Em 2023, quando o Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa Escola em Tempo Integral, Alagoas foi o segundo estado com maior adesão ao programa federal.
Dados da primeira etapa do Censo Escolar 2023 atestam o crescimento da modalidade no estado: Alagoas aparece como uma das Unidades Federativas com maior proporção de estudantes matriculados no ensino integral. De acordo com o levantamento, o estado ocupa a nona posição nacional quando se trata de ensino médio - com 24,5% do seu total de matrículas sendo do ensino integral - e a sexta melhor colocação no ensino fundamental, onde 20,4% do total de matrículas é do ensino integral. Um desempenho que está acima da média nacional, onde o tempo integral representa 21,9% do total de matrículas do ensino médio e 17,5% do ensino fundamental.
REDE ESTADUAL
Quando se avalia exclusivamente a rede estadual de ensino e as 126 escolas ofertantes da modalidade, o crescimento também é confirmado. Em 2015, ano do seu lançamento, o Palei obteve um percentual de 1,8% do total de matrículas da rede estadual, enquanto, em 2023, esse quantitativo subiu para 25,9%, representando um aumento de vinte e quatro pontos percentuais.
Já em relação ao ano letivo 2024, dados da Seduc apontam que, até a presente data, 36.783 estudantes se encontram matriculados na modalidade, sendo 30.585 no ensino médio, 6.097 no fundamental e 101 na Educação Infantil. Quando comparado com o ano de 2023, que registrou 27.758 estudantes matriculados na modalidade, a ampliação é de 9.025 estudantes.
Últimas Notícias

Presidente da AMA alerta para colapso nas prefeituras caso reforma do IR não inclua compensação ao FPM

Após mãe mudar versão, coletiva de imprensa às 16h deve trazer novidades sobre o caso Ana Beatriz

VÍDEO: Polícia Civil investiga homicídio registrado em Cruz das Almas, Maceió; veja o momento do crime

Incêndio atinge área de vegetação no Bosque das Arapiracas

Mãe muda versão e diz que não houve carro no sequestro de Ana Beatriz, nem os criminosos citados inicialmente
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Protesto na antiga sede do ASA

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
