Ufal abre 12 vagas para mestrado e doutorado em Proteção de Plantas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), informa que estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado em Proteção de Plantas com ingresso no segundo semestre letivo de 2024. São ofertadas 12 vagas, sendo 6 para ambos os cursos e os interessados podem se inscrever até o dia 17 de junho por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
De acordo com o edital, para o mestrado e para o doutorado, podem se inscrever os portadores de diploma de nível superior dos cursos de Agroecologia, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Química e Biotecnologia; ou áreas afins das Ciências Agrárias. Concluintes (da graduação, para o mestrado ou do mestrado rumo ao doutorado) também podem se inscrever, mas devem comprovar o encerramento do curso no ato da matrícula.
Além disso, toda a documentação solicitada – que pode ser vista na íntegra no item 6 de cada edital no final desta página – deve ser inserida eletronicamente durante a inscrição do processo seletivo apenas no formato PDF. Os documentos devem ser digitalizados sem rasuras e frente e verso quando necessário e a falta de algum ou a ilegibilidade das cópias digitais impedirá o deferimento da inscrição. Não serão aceitos documentos impressos.
Sobre o processo seletivo
As vagas ofertadas para o mestrado (6) e para o doutorado (6) serão distribuídas por linha de pesquisa entre ampla concorrência e para o sistema de cotas, conforme a Resolução nº 82/2022 do Conselho Universitário (Consuni). Os detalhes dessa distribuição podem ser vistos nos itens 4 de cada edital. Não havendo candidatos inscritos ou aprovados nas vagas destinadas às cotas, estas migrarão automaticamente para o sistema de ampla concorrência.
O processo seletivo será composto pela avaliação do histórico escolar da graduação – ao doutorado, acrescente o histórico de mestre – e análise da carta de intenção (de caráter eliminatório) e pela pontuação final, de caráter classificatório, a partir da prova de títulos e análise do currículo Lattes. Já a classificação dos candidatos será realizada por ordem decrescente da pontuação final.
Informações adicionais
Os candidatos aprovados e convocados devem apresentar os documentos originais para autenticação no ato da matrícula a ser realizada presencialmente entre os dias 22 e 26 de julho na secretaria do Programa de Pós-graduação em Proteção de Plantas (PPGPP), que fica localizado no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo.
O edital reforça que será considerado desistente o candidato aprovado e classificado que não efetuar a matrícula no período estipulado na publicação do resultado. Além disso, em caso de alunos estrangeiros, será preciso apresentar o visto de estudante. As aulas têm data de início prevista para 5 de agosto.
Para saber mais, acesse os editais em anexo ou escreva para: [email protected]. Tem ainda o telefone: (82) 3214-1307.
Últimas Notícias

Presidente da AMA alerta para colapso nas prefeituras caso reforma do IR não inclua compensação ao FPM

Após mãe mudar versão, coletiva de imprensa às 16h deve trazer novidades sobre o caso Ana Beatriz

VÍDEO: Polícia Civil investiga homicídio registrado em Cruz das Almas, Maceió; veja o momento do crime

Incêndio atinge área de vegetação no Bosque das Arapiracas

Mãe muda versão e diz que não houve carro no sequestro de Ana Beatriz, nem os criminosos citados inicialmente
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Protesto na antiga sede do ASA

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
