Encanador de 27 anos morre eletrocutado em obra de UBS, em Marechal Deodoro
Um homem morreu eletrocutado nesta quinta-feira (2) durante um serviço que realizava em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Marechal Deodoro. Segundo a Polícia Civil, José Wedson Freitas da Silva, de 27 anos, era encanador e estava trabalhando no local há apenas dois dias.
Segundo informações apuradas pela reportagem, Silva fazia reparos na UBS Jorge Borges dos Passos, que fica no povoado Barra Nova, sob gestão da prefeitura de Marechal. A polícia apurou que ele usava uma ferramenta para cavar o reboco da parede quando recebeu a descarga elétrica, mas não informou se o encanador utilizava Equipamento de Proteção Individual (EPI).
"Ele estava trabalhando na laje do posto, usava uma talhadeira quando encostou em uma fiação antiga e foi eletrocutado", disse Antônio Augusto, chefe de operações da delegacia de Marechal Deodoro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas Silva morreu antes de o socorro chegar. Um laudo da Polícia Científica vai apontar a causa da morte.
A UBS está em reforma desde janeiro. Em nota, a Prefeitura de Marechal Deodoro lamentou a morte do trabalhador e disse que se solidariza com os familiares da vítima. Disse também que a gestão vai contribuir com as investigações.
A reportagem questionou a Prefeitura se o homem utilizava EPIs no momento do acidente, mas não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem.
A Equatorial informou que o circuito de energia foi desligado e ressaltou que serviços de construção ou reforma devem ser executados com o uso de todos os EPIs e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).