Rei Charles III: após rumores sobre Kate, estado de saúde do monarca vira alvo de especulações

Por g1 18/03/2024 14h02 - Atualizado em 18/03/2024 15h03
Por g1 18/03/2024 14h02 Atualizado em 18/03/2024 15h03
Rei Charles III: após rumores sobre Kate, estado de saúde do monarca vira alvo de especulações
Rei Charles III após sua coroação, em 6 de maio de 2023 - Foto: Stefan Rousseau / POOL / AFP

Após a onda de rumores sobre o paradeiro de Kate Middleton, as preocupações se voltaram nesta segunda-feira (18) para o rei Charles III.

A circulação de um comunicado falso do Palácio de Buckingham nas redes sociais levantou especulações sobre o estado de saúde do monarca. Ele foi diagnosticado com câncer de próstata em fevereiro e, desde então, se retirou da agenda pública para ser submetido a um tratamento.

Os rumores ganharam as redes sociais nesta segunda-feira (18) após sites russos e asiáticos publicarem o comunicado falsamente atribuído ao Palácio de Buckingham.

Horas depois das publicações, a agência de notícias estatal russa Tass afirmou ter ouvido de fontes do Palácio de Buckingham que o rei Charles III passa bem.

A família real não havia se manifestado sobre as especulações até a última atualização desta reportagem. Na semana passada, no entanto, o Palácio de Buckingham divulgou uma foto de Charles III recebendo a secretária da Commomwealth em Londres.

As especulações acontecem no mesmo dia em que tabloides britânicos afirmaram, com base em depoimento de moradores, que Kate Middleton foi vista no fim de semana fazendo compras em um mercado de frutas e verduras em Windsor ao lado do marido, o príncipe William.


No entanto, os jornais que noticiaram a suposta visita de Kate ao mercado, como o "The Sun" e o "Daily Mail", não publicaram imagem da aparição da princesa. Os tabloides afirmam que não foram feitos registros da visita.

Kate se desculpa por foto

A princesa de Gales vem sendo alvo de rumores desde a semana passada, quando o Palácio de Kensington, responsável pela comunicação de Wiliam e Kate, publicou uma foto de Kate com os filhos.

A imagem, a primeira divulgada oficialmente por ela e seu marido, o príncipe William, desde que Kate foi submetida a uma cirurgia no abdômen, foi retirada de circulação pelas principais agências de notícias horas depois de sua divulgação por suspeitas de ter sido manipulada e editada.

No dia seguinte, o Palácio de Kensington publicou um comunicado assinado por Kate no qual ela reconheceu que houve manipulação na imagem. A princesa de Gales afirmou ainda na notaque ela mesma fez a edição da foto, em que aparece sentada e rodeada pelos três filhos -- segundo o palácio, o príncipe William fez a foto.

"Como muitos outros fotógrafos amadores, eu experimento editar as fotos de vez em quando. Queria expressar minhas desculpas por qualquer confusão que a foto de família que compartilhamos ontem causou. Espero que todo mundo tenha passado um feliz Dia das Mães (que no Reino Unido se celebra em 10 de março)", afirmou Kate, no comunicado.

A polêmica


A foto de Kate Middleton ao lado dos filhos Louis, George e Charlotte feita para o Dia dos Mães que a princesa de Gales reconheceu ter sido editada. — Foto: Príncipe William/Palácio de Kensington


A foto, divulgada na manhã de domingo, angariou a atenção do mundo já que era a primeira imagem de Kate em meses -- há fortes especulações sobre o estado de saúde da princesa de Gales. 

Horas mais tarde da divulgação da foto, a agência de notícias norte-americana Associated Press divulgou que excluiria a foto de seu catálogo porque havia identificado sinais de manipulação. Outras duas grandes agências, a Reuters e a France Presse, fizeram o mesmo com a imagem, que chegou a ser publicada no g1.


"(...) A AP posteriormente retirou a imagem [de seu catálogo] porque, após uma inspeção mais detalhada, deu-se a impressão de que a fonte havia manipulado a imagem de uma forma que não atendia aos padrões fotográficos da AP. A foto mostra uma inconsistência no alinhamento da mão esquerda da princesa Charlotte".


A cirurgia


A polêmica em torno do estado de Kate Middleton começou em janeiro, quando o Palácio de Kensington divulgou que ela havia sido submetida a uma cirurgia abdominal.

O palácio não havia informado anteriormente que ela seria submetida a uma operação e também não deu nenhum detalhe sobre o que foi o procedimento.


A princesa de Gales teve de passar 13 dias internada em um hospital de Londres. E, mesmo depois de receber alta, teve a orientação médica de permanecer em casa e longe da agenda oficial até depois da Páscoa.