Vindos do Sistema Socioeducativo de Alagoas são preparados para o mercado de trabalho

Adolescentes e jovens vindos do Sistema Socioeducativo de Alagoas concluíram, nesta quarta-feira (24), o curso profissionalizante de Construção Civil em Alvenaria e terão a chance de ingressar no mercado de trabalho com uma certificação de reconhecimento nacional. Eles fazem parte da primeira turma do programa Pega a Visão, que realiza o acompanhamento pós-medida objetivando a plena reinserção social e familiar deste público.
Os cursos são oferecidos pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio de contrato com o SENAI Alagoas, instituição de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.
Conduzidos pelo professor Isaías Wanderlei, os alunos foram apresentados às competências inerentes ao ramo da construção em alvenaria. Eles aprenderam sobre a identificação dos componentes, etapas da edificação, ferramentas e equipamentos utilizados na construção civil, os materiais utilizados, entre outros conceitos e habilidades.
“A turma passou pelo processo de fundamentos, sapatas, alicerce e toda a parte inicial da obra, partindo em seguida para a alvenaria em si, reboco, chapisco até o acabamento e instalação do piso. Em termo de trabalho, este é um ramo que cresce bastante e eles agora têm grande chance de serem inseridos no mercado de trabalho. Todo o conhecimento já foi conquistado, depende agora da dedicação para começar a trabalhar”, pontuou o professor.
Para o socioeducando Paulo Victor, a qualificação profissional ofertada pela Seprev irá ampliar o leque de possibilidades para um futuro melhor. “Essa é uma oportunidade muito boa, que irá enriquecer o meu currículo e ajudar a abrir muitas portas de emprego. Estou feliz por ter concluído o curso e entusiasmado porque agora eu tenho uma profissão”, comentou o egresso.
Redução da reincidência infracional - Segundo a coordenadora-geral do programa Pega a Visão, Samylla Gouveia, a qualificação profissional tem se mostrado um instrumento valioso na redução da reincidência infracional de adolescentes e jovens adultos que, por alguma razão, entraram em conflito com a lei. Ela diz ainda que a turma formada exclusivamente por egressos representa um avanço para a medida socioeducativa em Alagoas, garantindo alternativas distintas ao ato infracional.
Últimas Notícias

Testamento do papa havia sido feito em junho de 2022 e pede apenas uma palavra na lápide; veja o conteúdo

Recém-nascido é encontrado morto dentro de sacola plástica, perto de cemitério no interior alagoano

Três vítimas de incêndio em lancha em Maragogi seguem internadas com estado de saúde estável, diz HGE

Papa Francisco será sepultado em caixão simples e fora do Vaticano, conforme desejo pessoal

Morte de Juscelino Kubitschek: Comissão decide em maio se reabre investigação sobre possível atentado
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
