Secretaria de Saúde informa surto de varicela em unidade escolar no bairro Mangabeiras, em Arapiraca
A Secretária de Saúde de Arapiraca, através da Vigilância Epidemiológica do município, informa a ocorrência de um surto de varicela no Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães, localizado no bairro Mangabeiras.
Define-se como surto a ocorrência de número de casos acima do limite esperado, com base nos anos anteriores ou casos agregados em instituições de longa permanência, hospitais, creches, escolas e população privada de liberdade, entre outros.
“Até esta terça-feira (9), registramos a ocorrência de 17 casos, sendo 15 crianças entre 1 e 5 anos de idade e 2 adultos (funcionários da creche). Dentre as crianças que apresentaram a doença, oito encontravam-se com atraso vacinal. Reforçamos que a vacinação é a principal medida de prevenção contra a varicela é a vacinação, disponível no SUS para crianças a partir dos 15 meses de idade”, informou a secretaria.
Medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca:
- Articulação com o Centro de Educação Infantil Sebastiana Bezerra Guimarães e a Unidade Básica de Saúde de referência para coleta de informações sobre os casos.
- Elaboração de Alerta Epidemiológico.
- Orientações acerca das medidas de controle e importância da vacinação.
- Orientações quanto a população vulnerável (gestantes, menores de ano e imunossuprimidos), reforçando a vigilância e os cuidados.
- Articulação com o Departamento Estadual de Imunização para apoio nas ações e insumos.
- Ação no Centro Educacional, em conjunto com a Atenção à Saúde e Rede de Frio do município para orientação aos pais e responsáveis acerca da varicela, conferência de cartões de vacina e vacinação das crianças com esquema vacinal em atraso, de acordo com a disponibilidade de insumos do município.
CIEVS | Alerta Epidemiológico| Arapiraca, Alagoas 08 de janeiro de 202