Prefeitura de Maceió garante alimentação mais saudável para estudantes
Além do reforço na merenda escolar em todas as unidades da rede pública municipal de ensino, por meio da realização de processos licitatórios e da compra da agricultura familiar, em 2023, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) garantiu algumas inovações no setor de Alimentação e Nutrição.
Em uma parceria inédita, a Prefeitura de Maceió e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-AL) realizaram, em setembro de 2023, a primeira formação de boas práticas para 450 merendeiros da rede pública municipal de ensino. A formação foi realizada em duas etapas e contou com nove turmas com direito a certificado emitido pelo Senac-AL, reconhecido nacionalmente.
Outras conquistas foram a inclusão da Feira da Agricultura familiar no calendário da rede pública municipal de educação e a inclusão, no edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Educação, lançado em novembro de 2023, dos cargos de nutricionista (dois para contratação imediata e 20 para cadastro de reserva) e merendeiro (50 para contratação imediata e 100 para cadastro de reserva).
Levando em consideração o grande número de crianças com autismo que estudam nas unidades de ensino municipais, a Semed iniciou, no segundo semestre de 2023, a inovadora e inclusiva Oficina Mão na Massa. Contemplando todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
O principal objetivo do projeto é estimular o hábito de uma alimentação saudável para todas as crianças, trabalhando ainda a seletividade alimentar característica do autismo, por meio da produção de biscoitinhos e outras receitas produzidas pelos alunos.
Gestão democrática
Jó Pereira, secretária de Educação de Maceió, frisou que a alimentação escolar saudável e a nutrição das crianças e estudantes da rede pública municipal de ensino sempre estiveram entre os compromissos prioritários da pasta.
"Aliados à descentralização dos recursos voltados à merenda escolar e ao auxílio que a gestão vem buscando dar ao monitoramento e solução das demandas relativas à alimentação escolar, tanto no que se refere à prorrogação dos contratos com a agricultura familiar, quanto à licitação que permitiu o reforço da merenda na capital", pontuou.
A secretária ainda explicou que as mudanças garantem uma alimentação mais saudável e sustentável aos estudantes, o incentivo à agricultura familiar e ao empreendedorismo local e a valorização dos profissionais que atuam na rede pública municipal de ensino. "As medidas integram uma nova maneira de gestão na área", frisou.