Menino de 1 ano e 3 meses morre de meningite pnemocócica em Arapiraca, confirma Secretaria de Saúde

Por Redação 03/01/2024 11h11 - Atualizado em 03/01/2024 11h11
Por Redação 03/01/2024 11h11 Atualizado em 03/01/2024 11h11
Menino de 1 ano e 3 meses morre de meningite pnemocócica em Arapiraca, confirma Secretaria de Saúde
Criança foi vítima de meningite pneumocócica - Foto: Imagem Ilustrativa

A Secretaria de Saúde de Arapiraca confirmou a morte de um menino de 1 ano e 3 meses na madrugada da segunda (1), por meningite pneumocócica.

Segundo relatório do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Arapiraca), a criança residia no Sítio Fernandes e foi levada pela mãe para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo no dia 31 de dezembro do ano passado, com queixas de febre, vômitos, falta de apetite, além de "chiado" no peito.

Ele foi atendido e liberado com prescrição externa. Às 0h40 do dia 1º de janeiro, o menino foi levado novamente para a UPA, mas dessa vez em uma ambulância, na companhia dos pais.

Ele estava sofrendo uma crise convulsiva há 20 minutos quando chegou na unidade de saúde. Segundo o relatório, ele apresentava "grave estado geral, rigidez difusa, desacordado e abaulamento de fontanela anterior (moleira alta)".

A equipe médica administrou medicações para suspeita de meningite em crianças e chegou a acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para suporte, mas o menino morreu por volta das 3h15.

O corpo da criança foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito, em Maceió, onde foram realizados exames que confirmaram a morte por meningite pneumocócica.

A Secretaria de Saúde de Arapiraca afirma que em casos de suspeita, "a Rede de Atenção Primária e a Rede de Urgência e Emergência do município receberam as devidas orientações para prestar assistência seguindo o protocolo do Ministério da Saúde".