Vídeo. Meteoro ou lixo espacial? Moradores do Nordeste flagram luzes verdes no céu da região
A passagem de objetos luminosos, no céu de Alagoas e de parte da região Nordeste intrigou a população, na noite desta sexta-feira (22). Vários vídeos foram feitos em diversas cidades, por volta das 22h30.
Nas gravações, populares suspeitaram de cometa, meteoro, ou óvni, mas o comportamento não é condizente com nenhuma das duas possibilidades.
O objeto tinha a ponta luminosa e um rastro que diminuía e aumentava, em aparente desintegração, mas isso não acontecia e ele seguia de oeste para o leste, em “baixa velocidade e altitude” e sem emitir qualquer tipo de som.
Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), os pontos luminosos foram provocados pela reentrada de lixo espacial. Análises preliminares indicam que ocorreu a reentrada na atmosfera de uma parte do foguete Longa Marcha 2C.
A parte que teria caído na Terra foi o estágio superior CZ-2C R/B (NORAD ID: 43173).
Longa Marcha 2C, foi enviado ao espaço em 25 de janeiro de 2018, na Base de Lançamento de Satélites, em Xichang, província de Sichuan, na China.
Foguete chines teria se desintegrado e caído na Terra – Foto: reprodução
O fato foi comparado a chuva de meteoros de Úrsidas, que estava prevista para a madrugada de sexta para este sábado (23), de acordo com o Royal Museums Greenwich.