Mais de 36 mil condutores precisam renovar o exame toxicológico em Alagoas

O Detran alerta que 36.820 condutores precisam renovar o exame toxicológico em Alagoas. A data limite é o dia 28 de dezembro, conforme resolução nº 1.002 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O exame é exigido para os condutores que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), quem não realizar o procedimento poderá ser multados a partir de 28 de janeiro de 2024, ou seja, 30 dias após o prazo previsto na Deliberação 268/2023 do Contran. A multa não será automática, tendo em vista que a legislação do Brasil não prevê a punição sem que transcorra todo o processo administrativo.
Pela legislação, primeiro é preciso lavrar o auto de infração de trânsito, com expedição de notificação de autuação, direito à defesa e notificação de penalidade. Quem for multado perderá sete pontos na CNH e pagará R$ 1.467,35.
“A penalidade será aplicada para os condutores que forem flagrados sem terem realizado o exame, violando o artigo 148 do CTB, e também serão penalizados por infringir o artigo 165-B do CTB, que prevê multa por dirigir veículo sem realizar o exame toxicológico”, afirmou Daniel Celestino, gerente de Controle de Condutores, Veículos e Infrações do Detran.
O exame toxicológico analisa se os condutores consumiram algum tipo de substância psicoativa que comprometa a capacidade de direção, com uma janela de detecção mínima de 90 dias, como estabelece o Conselho Nacional de Trânsito. Caso o motorista seja flagrado conduzindo o veículo e o resultado do exame der positivo, ele será penalizado por descumprir o CTB, que também é uma infração gravíssima.
Os condutores das categorias C, D e E devem repetir o exame a cada dois anos e seis meses a partir da primeira ou da renovação da CNH, e após o exame perder a validade, os motoristas ainda terão até 30 dias para refazê-lo.
Como fazer o exame - O procedimento não requer qualquer tipo de preparação. Basta o condutor precisa comparecer aos laboratórios credenciados pela Senatran. Será coletada uma amostra de cabelos ou de pelos, em tamanho e quantidade satisfatórios para que seja possível determinar ou não o consumo de drogas no prazo determinado por lei. O exame deve ser realizado por todos que possuem CNH nas categorias C, D e E, abaixo de 70 anos, possuindo ou não atividade remunerada. Em Alagoas, 99.827 condutores são portadores de CNH nas categorias C, D e E.
Últimas Notícias

Testamento do papa havia sido feito em junho de 2022 e pede apenas uma palavra na lápide; veja o conteúdo

Recém-nascido é encontrado morto dentro de sacola plástica, perto de cemitério no interior alagoano

Três vítimas de incêndio em lancha em Maragogi seguem internadas com estado de saúde estável, diz HGE

Papa Francisco será sepultado em caixão simples e fora do Vaticano, conforme desejo pessoal

Morte de Juscelino Kubitschek: Comissão decide em maio se reabre investigação sobre possível atentado
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

25ª edição do projeto Raízes de Arapiraca
