Champions League 24/25: Entenda as mudanças no formato do campeonato para os próximos anos

14/12/2023 21h09 - Atualizado em 09/01/2024 16h04
14/12/2023 21h09 Atualizado em 09/01/2024 16h04
Champions League 24/25: Entenda as mudanças no formato do campeonato para os próximos anos
Futebol - Foto: Tim Bechervaise

Desde o ano de 1955, ainda com o nome de Taça dos Clubes Campeões Europeus, a UEFA tem a atenção do mundo na disputa da sua principal competição, a famosa Champions League.

Portanto, a Liga dos Campeões é o sonho dos atletas de todo o mundo, e no Brasil não é diferente. No país, muitos apaixonados pela Champions não perdem um jogo e fazem seus palpites em casas de apostas com bônus.

A temporada 23/24, onde o Manchester City conquistou o primeiro título, contou com 32 equipes. Para a temporada 2024/25, a UEFA já divulgou que teremos uma novidade no formato da competição. Serão 36 equipes, quatro a mais que no sistema atual, na luta pelo tão sonhado título.

A nova Champions League


Na primeira mudança, o número de equipes, as quatro novas vagas serão destinadas assim:

● Terceiro colocado na liga da federação que esteja em 5º lugar na UEFA, hoje, a França;
● Uma vaga para um campeão nacional dos playoffs classificatórios do “Caminho dos Campeões”;
● Uma vaga para a federação com maior média de pontos na última Champions, somando os clubes;
● Uma vaga para a segunda federação com maior média de pontos na edição anterior.

Além disso, o tradicional sistema de grupos com quatro times mudará. Dessa forma, cada clube jogará oito vezes na primeira fase e não seis. Além disso, serão oito adversários diferentes, com quatro jogos em casa e quatro fora.

Os oito melhores avançam, enquanto as equipes que ficarem do nono ao 24º lugar geral se enfrentam em playoffs para definir mais oito vagas. A partir de então, é a hora das oitavas de finais, onde o sistema atual segue, até a final.

A Champions substituirá sua tradicional fase de grupos, com oito chaves de quatro equipes, e adotará um formato tradicional de liga, neste caso chamado de "modelo suíço". Cada time jogará oito partidas, quatro em casa e quatro fora, e os oito mais bem classificados na fase inicial se garantirão diretamente no mata-mata.

Pontos positivos para a mudança


Um dos principais pontos é atrair ainda mais a atenção do público na primeira fase. É natural que no mata-mata o mundo pare para assistir, mas nos grupos nem sempre os jogos têm atrativos.

Portanto, a UEFA busca evitar que tenhamos muitos confrontos de níveis diferentes, aumentando os clássicos mundiais. Por exemplo, podemos ter um Real Madrid encarando Manchester City, Juventus, Bayern e PSG, tudo na primeira fase.

Com isso, atrai a atenção não apenas dos torcedores, mas também da mídia, dos próprios jogadores e claro, dos apostadores, já que contam com duelos mais acirrados desde o início.

Por fim, claro, o aumento no número de jogos é outro ponto importante. Apesar de serem apenas dois jogos a mais, a fase de playoffs antes das oitavas de finais, também contará com mais duas datas adicionais, totalizando quatro rodadas a mais que o sistema atual da Champions League.