Sesau alerta sobre a importância da vacinação contra o vírus da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta para a importância da atualização do calendário vacinal contra a Covid-19, vírus responsável pela última pandemia mundial que provocou mais de 707 mil óbitos só no Brasil. Em Alagoas, esse número chegou a 7.035 vítimas fatais.
É importante destacar que, de acordo com o calendário atual para vacinação da Covid-19, a população deve ter recebido quatro doses para estar com seu calendário vacinal atualizado. A vacinação foi iniciada em maio de janeiro de 2021.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que, apesar do fim da pandemia, o vírus da Covid-19 continua circulando, por isso as vacinas não podem ser negligenciadas. “A pandemia acabou em maio deste ano, mas a Covid-19 vai continuar circulando com seu potencial de agravamento e óbito. Assim, a maneira mais eficaz de combater o vírus é com a vacinação, que é disponibilizada gratuitamente pelo SUS, nos postos de saúde dos municípios”, reforçou o gestor. Painel Covid-19
A Sesau realiza monitoramento diário dos dados de Covid-19 desde março de 2020, incluindo número de casos notificados, confirmados, descartados, recuperados e os óbitos. A vigilância inclui evolução da doença, distribuição de casos e óbitos por município e dados sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Dados do Painel Coronavírus, do Ministério da Saúde (MS), revelam que o estado de Alagoas figura como o terceiro estado do Brasil com a menor incidência de óbitos a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas da Bahia e do Maranhão. De acordo com o Painel, Alagoas apresenta 218,9 mortes a cada 100 mil habitantes, a Bahia tem 213,7 e o Maranhão totaliza 156,6.
No número de incidência por 100 mil habitantes, o Estado de Alagoas também ocupa o ranking com os melhores índices, figurando em segundo lugar entre as unidades com a menor incidência, ficando abaixo apenas do Maranhão.
Ainda de acordo com o Painel, o Maranhão tem 7.032 casos a cada 100 mil habitantes. Já Alagoas apresenta o número de 10.223 e o Acre, no Norte, totaliza uma incidência de 10.296 casos a cada 100 mil pessoas.
Monitoramento
O Grupo Técnico-Científico da Sesau (GTC) realiza, nesta quarta-feira (6), às 10h, reunião na sede da Secretaria, no bairro Jaraguá, em Maceió, para avaliar a situação da Covid-19. O encontro ocorre para analisar a situação epidemiológica atual.
O GTC é constituído por técnicos, médicos e outros profissionais da saúde que se reúnem, com regularidade, no sentido de analisar, especialmente, os quadros de doenças infectocontagiosas, além de outros temas pertinentes à saúde pública.
Últimas Notícias

Testamento do papa havia sido feito em junho de 2022 e pede apenas uma palavra na lápide; veja o conteúdo

Recém-nascido é encontrado morto dentro de sacola plástica, perto de cemitério no interior alagoano

Três vítimas de incêndio em lancha em Maragogi seguem internadas com estado de saúde estável, diz HGE

Papa Francisco será sepultado em caixão simples e fora do Vaticano, conforme desejo pessoal

Morte de Juscelino Kubitschek: Comissão decide em maio se reabre investigação sobre possível atentado
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

25ª edição do projeto Raízes de Arapiraca
