Alagoas registra mais de 150 casos de Aids em 2023

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fez uma alerta, nesta terça-feira (5), sobre o aumento dos casos de Aids em Alagoas. Os dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que, entre janeiro e novembro de 2023, foram contabilizados 152 casos da doença, contra 148 no mesmo período de 2022.
De acordo com o MS, a Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecida pela sigla HIV, que ataca o sistema imunológico - responsável por defender o organismo de doenças -, e é capaz de alterar o DNA da célula, além de fazer cópias de si mesma.
Ainda segundo o ministério, pessoas que vivem com HIV/Aids e estão em tratamento ou mantém a carga viral detectável podem transmitir o vírus para outras pessoas, por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho, durante a gravidez e a amamentação.
O Dezembro Vermelho é dedicado ao cuidado e debate das medidas de prevenção contra o vírus HIV.
Últimas Notícias

Testamento do papa havia sido feito em junho de 2022 e pede apenas uma palavra na lápide; veja o conteúdo

Recém-nascido é encontrado morto dentro de sacola plástica, perto de cemitério no interior alagoano

Três vítimas de incêndio em lancha em Maragogi seguem internadas com estado de saúde estável, diz HGE

Papa Francisco será sepultado em caixão simples e fora do Vaticano, conforme desejo pessoal

Morte de Juscelino Kubitschek: Comissão decide em maio se reabre investigação sobre possível atentado
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

25ª edição do projeto Raízes de Arapiraca
