Pela primeira vez, parto normal é realizado em unidade de saúde de cidade no interior de SP

O dia 9 de novembro de 2023 vai ficar marcado na memória dos profissionais da saúde que atuam em Ubarana (SP): pela primeira vez, um parto normal foi realizado com sucesso na única Unidade de Saúde cidade, que tem pouco mais de 5 mil habitantes.
Ao g1, a enfermeira Poliana Carvalho contou que geralmente gestantes são encaminhadas ao hospital mais próximo, que é a Santa Casa de José Bonifácio (SP). Mas, neste caso, a paciente já estava em trabalho de parto quando a ambulância foi acionada.
“Um dia antes a gestante foi levada para o hospital, mas foi liberada. Já no fim da tarde de quinta-feira ela acionou a ambulância. Foi só o motorista e uma técnica de enfermagem e lá perceberam que estava nascendo. Me ligaram, eu era a única enfermeira na unidade. Arrumei o kit de parto, kit de emergência, coloquei a luva e avisei o médico”, conta Poliana.
“Como é raro isso acontecer, acho que ninguém ‘deu bola’ de que realmente estava nascendo. Foi aí que vi a ambulância chegando com a sirene ligada, o que também é raro, e corremos para a emergência. O bebê já estava com a cabeça para fora, correndo risco de asfixia.”
O médico da unidade de saúde atendia outros pacientes quando a gestante chegou, então a enfermeira fez o parto acompanhada da técnica e auxiliares.
“Fiz o que sabia. Pedi para a mãe fazer força e logo o bebê nasceu. Eu senti a presença de Deus ali. Eu acho que nós, da área da saúde, somos instrumentos usados por Deus”, afirma Poliana.
“Ver a mãe no momento de desespero, dor, preocupação. Você conseguir ajudar, a família do paciente agradecer é uma realização profissional e de vida muito grande. Não tem o que pague, só vivenciando para entender o que é. O nascimento é maravilhoso e viver isso é incrível.”
O pequeno Davi nasceu por volta das 18h, com 2.825 quilos e 48 centímetros. Em seguida, o médico da unidade de saúde fez os procedimentos necessários durante o pós-parto.
Por protocolo médico, mãe e filho foram encaminhados à Santa Casa de José Bonifácio e, depois, transferidos ao Hospital da Criança e Maternidade (HCM). Eles passam bem.
O último parto
Conforme apurado pelo g1, este foi o primeiro parto realizado com sucesso na Unidade de Saúde de Ubarana, mas não foi o único.
Há pelo menos cinco anos, um parto prematuro ocorreu. Na ocasião, o bebê nasceu com 24 semanas, mas não resistiu.
Por isso, para os profissionais da saúde que atuam no local, este parto de sucesso é considerado mais que especial. Participaram do atendimento a enfermeira Poliana, médico Pedro Brandão, técnica de enfermagem Rosely e auxiliares Claudia Martins e Claudia Munhoz.
Últimas Notícias

Testamento do papa havia sido feito em junho de 2022 e pede apenas uma palavra na lápide; veja o conteúdo

Recém-nascido é encontrado morto dentro de sacola plástica, perto de cemitério no interior alagoano

Três vítimas de incêndio em lancha em Maragogi seguem internadas com estado de saúde estável, diz HGE

Papa Francisco será sepultado em caixão simples e fora do Vaticano, conforme desejo pessoal

Morte de Juscelino Kubitschek: Comissão decide em maio se reabre investigação sobre possível atentado
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

25ª edição do projeto Raízes de Arapiraca
