“Chá revelação” da primeira menstruação viraliza nas redes sociais
É normal que a maioria dos pais organize festas para celebrar diversas fases da vida de seus filhos, como aniversários e batizados. Agora, as comemorações foram levadas a um novo nível para as meninas, com a realização de festas que marcam a chegada da primeira menstruação.
Nas redes sociais, os pais têm compartilhado momentos da comemoração da menarca, conhecida como o primeiro ciclo menstrual. As festas normalmente são decoradas com réplicas de útero e cores em tom de vermelho e rosa. O objetivo é normalizar esse marco na vida das meninas e quebrar o tabu da menstruação.
A maioria das jovens, inclusive, está pedindo para os pais fazerem a festa, em vez de se sentirem constrangidas e envergonhadas. Isso mostra que o acontecimento se tornou motivo de orgulho e não de constrangimento, como acontecia nas gerações anteriores.
Em uma publicação que viralizou no TikTok, é possível ver uma fonte de chocolate em tom de vermelho e cupcakes em forma de gota de sangue. “Esta é uma ótima maneira de normalizar que menstruar é perfeitamente normal, só espero que vocês tenham perguntado se ela queria isso”, disse um internauta, nos comentários.
A festa também tem sido chamada de “Festa da Primeira Lua”, referindo-se à recorrência mensal. A ideia é homenagear a nova etapa da vida em que as meninas entram, além de fazer com que elas se sintam amadas, apoiadas e validadas neste momento.