Lideranças comunitárias de Arapiraca participam de capacitação ofertada pelo MP/AL
Orientações sobre o uso adequado e seguro de energia elétrica e dicas de economia foram alguns dos assuntos abordados pela Equatorial Alagoas, nesta quinta-feira (31), durante a aplicação do curso de formação de Agentes Comunitários, ação promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE). A empresa também apresentou os diversos tipos de serviços ofertados de forma gratuita para a população.
Cerca de trinta lideranças comunitárias de Arapiraca participaram da capacitação, que foi realizada na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Arapiraca. A gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, Luciana Carmo, destaca a importância da iniciativa para aproximar e fortalecer o vínculo entre as comunidades e as instituições públicas e privadas do município.
“Para nós é um privilégio formar novos multiplicadores de boas práticas sobre a utilização adequada e segura da energia elétrica. A pedido do Ministério Público, tivemos a oportunidade também de apresentar alguns serviços e projetos sociais que visam garantir mais qualidade de vida e oportunidades para a população alagoana. Foi um momento de muita troca de conhecimento e aprendizado”, mencionou a gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Luciana Carmo.
Durante a capacitação, as lideranças foram orientadas sobre os canais oficiais da distribuidora e a importância do registro das ocorrências para agilidade no atendimento dos serviços. Temas como direitos e deveres dos clientes, emissão de reavisos, troca de titularidade e orientações sobre a composição da fatura de energia dos clientes também foram abordados.
Troca de lâmpadas
Com o objetivo de incentivar a utilização correta e segura da energia elétrica, contribuindo para o consumo consciente e a preservação dos recursos naturais, a Equatorial ofertou troca de lâmpadas obsoletas, por modelos de LED para as lideranças comunitárias. As luminárias com tecnologia em LED são até 80% mais econômicas do que uma lâmpada incandescente, e até 30% mais econômicas do que a fluorescente.
“Estamos sempre buscando inovar e proporcionar aos nossos clientes mais conforto e acessibilidade em nossos atendimentos. E hoje, estamos finalizamos a capacitação dos agentes comunitários com grandes expectativas, inclusive, de levar nossos mutirões de serviços para dentro dessas comunidades”, sinalizou a gerente.
Desconto na conta de luz
A Distribuidora tem intensificado a busca ativa para identificar famílias de baixa renda residentes em Alagoas, que correspondem aos requisitos do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), concedido pelo Governo Federal, mas que ainda não recebem o desconto. Em Alagoas quase 290 mil famílias estão deixando de receber o desconto que pode chegar até 65% na conta de luz.
Luciana Carmo destaca que em Arapiraca existem cerca de 11 mil famílias potenciais para receber o benefício da Tarifa Social e reforça a importância das lideranças comunitárias para ampliar o número de famílias cadastradas no município.
“Esse apoio será fundamental para localizarmos e cadastrarmos as famílias que possuem direito ao benefício. Firmamos o compromisso de levarmos nossas ações para dentro das comunidades lideradas pelos agentes e, em contrapartida, eles serão nosso apoio para fortalecer essa busca ativa por potenciais da TSEE”.