Aluno é expulso de sala de aula por estar usando chinelo: ‘Não tinha condições para comprar sapato’
Um estudante de 14 anos foi expulso da sala de aula nessa segunda-feira (27) por estar usando um par de chinelos, e não um tênis. O menino é aluno da Escola Estadual São José, em Boa Vista, Roraima.
Ao g1, a mãe do menino relatou que o filho foi colocado para fora da escola junto de outros adolescentes por estar com o “uniforme inadequado”. A mulher conta que o adolescente foi para a aula de chinelo porque o tênis dele rasgou.
“Ele me ligou e falou ‘mãe, eu estou aqui no terminal, não tem ônibus para voltar [para casa]’. Ele me ligou chorando, dizendo ‘mãe, aconteceu que me tiraram da escola'”, disse Gizelle de Oliveira.
‘Não tinha condições para comprar sapato’
O adolescente disse que explicou a situação para a orientadora da escola, mas que a profissional teria debochado dele na frente dos colegas.
“Eu expliquei que eu não tinha condições para comprar sapato, meu pai não tinha mandado a pensão esse mês, e minha mãe estava desempregada. Aí, ela falou assim ‘não é tua mãe que é cheia do dinheiro e trabalha no garimpo’. Eu expliquei que ela não trabalha mais no garimpo, e ela falou que problema é meu, tipo um deboche, me humilhando na frente dos meus colegas”, disse.
Após tentar conversar com a direção da escola para resolver a situação, a mãe acionou a Polícia Militar. Em nota, a Secretaria Educação e Desporto (Seed) disse que “adotará as providências cabíveis”, já que não existe a orientação de expulsar alunos que usem chinelo.