Vigilância apreende em Maceió 1.916 litros de leite com venda proibida

Por Assessoria 26/07/2023 13h01
Por Assessoria 26/07/2023 13h01
Vigilância apreende em Maceió 1.916 litros de leite com venda proibida
material apreendido - Foto: Assessoria

Quase dois mil litros de leite da marca Natville, cuja comercialização está suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram apreendidos, nessa terça-feira (25), pela Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), durante fiscalização de rotina em um estabelecimento comercial da parte baixa da capital. O produto recolhido estava inadequado para o consumo e o objetivo da apreensão foi evitar riscos à saúde dos consumidores.

No dia 15 de junho último, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda, distribuição e uso de três tipos de leite produzidos pela empresa sergipana Laticínios Santa Maria Ltda. A medida atingiu produtos fabricados de janeiro a maio de 2023 e determinou o recolhimento voluntário do produto.

Desde a suspensão da distribuição e comercialização do leite da marca Natville pela Anvisa, têm ocorrido apreensões em estabelecimentos que não obedeceram à determinação de recolhimento voluntário e ainda comercializam o produto. Dessa vez, foram apreendidos em Maceió 1.916 litros de leite da marca Natville.



"A resolução da Anvisa n° 2146 de 15/06/2023 nos informa da suspensão da venda dos leites de fabricação de janeiro a maio do corrente ano e, portanto, o recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu. Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”, disse Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió, ao esclarecer o motivo da apreensão.



Durante a fiscalização, houve interdição cautelar de 25 litros de leite que estavam em estoque para serem recolhidos voluntariamente e dos que estavam em exposição. A vistoria aconteceu no bairro do Trapiche e, além da apreensão, a equipe da Visa Maceió orientou o estabelecimento sobre a importância da proibição da comercialização do produto inadequado para consumo.