Tiroteio assusta Seleção da Noruega no dia da estreia na Copa do Mundo feminina

Por redação com GE 19/07/2023 21h09 - Atualizado em 19/07/2023 21h09
Por redação com GE 19/07/2023 21h09 Atualizado em 19/07/2023 21h09
Tiroteio assusta Seleção da Noruega no dia da estreia na Copa do Mundo feminina
Policiais isolam área onde houve tiroteio em Auckland, capital da Nova Zelândia, no dia em que começa a Copa do Mundo Feminina - Foto: Nathan Frandino/Reuters

A cidade da estreia da Copa do Mundo Feminina acordou com um susto. Um tiroteio perto do hotel onde a seleção da Noruega está hospedada em Auckland, na Nova Zelândia, deixou três pessoas mortas, entre elas o atirador que gerou o incidente. Segundo o jornal Stuff, jogadoras norueguesas foram acordadas pelo barulho do incidente. A Federação local garantiu a segurança para o jogo inicial, às 4h (de Brasília) desta quinta.

Segundo a polícia, um homem abriu fogo em um prédio em construção perto da Britomart, uma das principais estações de trem da capital neozelandesa. O local fica a 200 metros do hotel onde a Noruega está hospedada. Duas pessoas foram mortas e seis estão feridas, das quais três em estado grave. O atirador foi morto pela polícia.

A polícia agora investiga a motivação da ação do atirador. Policiais estão entre os feridos. O primeiro-ministro neozelandês, Chris Hipkins, garante que não há qualquer ameaça à segurança nacional e à organização da Copa do Mundo.

Fora o susto, a seleção nórdica não sofreu qualquer efeito do incidente. A capitã da Noruega, Maren Mjelde, garantiu que o time está bem. A delegação foi acordada pelos barulhos dos helicópteros e dos tiros na região.

— Todos provavelmente acordaram rapidamente quando o helicóptero parou do lado de fora da janela do hotel e um grande número de veículos de emergência chegou. No começo, não sabíamos o que estava acontecendo, mas eventualmente houve atualizações na TV e na mídia local. Nos sentimos seguros o tempo todo — disse Mjelde, em declarações reproduzidas pelo jornal neozelandês Stuff.

A Federação de Futebol da Nova Zelândia fez um comunicado nas redes sociais e se limitou a garantir a segurança das duas seleções que jogam nesta quinta em Auckland.

— A Federação de Futebol da Nova Zelândia está chocada com o incidente em Auckland CBD esta manhã. Podemos confirmar que toda a equipe e funcionários do Football Ferns (apelido da seleção) estão seguros, mas não poderemos comentar mais enquanto os detalhes ainda estiverem surgindo. Os preparativos para o jogo desta noite no Eden Park continuarão como planejado.

Primeiro-ministro garante segurança para Copa

Em pronunciamento, o primeiro-ministro da Nova Zelândia, Chris Hipkins, garantiu que o tiroteio não afeta o planejamento para a Copa do Mundo no local.

— O governo conversou com os organizadores da Fifa esta manhã e o torneio acontecerá conforme planejado. Quero reiterar que não há uma ameaça maior à segurança nacional. Isso parece ser as ações de um indivíduo. Os habitantes de Auckland e aqueles que assistem ao redor do mundo podem ter certeza de que a polícia neutralizou a ameaça e não está procurando mais ninguém em relação ao incidente. A segurança do neozelandês é nossa primeira prioridade — declarou Hipkins.

Nova Zelândia e Noruega se enfrentam às 4h da madrugada desta quinta no horário de Brasília, no Eden Park, em Auckland, pela primeira rodada do Grupo A da Copa do Mundo Feminino.