Contribuições pagas ao INSS podem aumentar restituição no Imposto de Renda

Por Folhapress 24/05/2023 13h01
Por Folhapress 24/05/2023 13h01
Contribuições pagas ao INSS podem aumentar restituição no Imposto de Renda
Receita Federal - Foto: Reprodução

O contribuinte que é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2023 pode deduzir as contribuições pagas ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) em 2022.

Para isso, é necessário que ele tenha pelo menos uma fonte de rendimento tributável, independentemente se o responsável pelo pagamento foi uma empresa ou uma pessoa física.

São exemplos de rendimentos tributáveis o salário, as remunerações recebidas de pessoas físicas por serviços prestados e o recebimento de aluguel.

"A dedução depende de um rendimento tributável, pois sem ele não há de onde deduzir o valor", explica Richard Domingos, diretor-executivo da Confirp Contabilidade.

Pessoa jurídica retém imposto - Quem recebe de pessoa jurídica deve seguir o informe de rendimentos enviado pela empresa. O pagamento para a Previdência já é retido pela fonte pagadora. Ele é colocado em "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica" no campo "Contribuição previdenciária oficial".

Caso o contribuinte tenha optado pela declaração pré-preenchida, é preciso pedir o informe de rendimentos para a empresa para conferir os dados. De acordo com a Receita, a divergência no valor de retenção do imposto na fonte é o terceiro item que mais levou as declarações para a malha fina no ano passado, com 18,6% dos casos.