Will Smith é citado em inquérito da PF sobre plano de golpe de Estado

Em meio ao relatório da Polícia Federal sobre o plano de golpe de Estado articulado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, um nome inusitado foi citado: o ator Will Smith. O inquérito aponta que o Marcos do Val (Podemos/ES) teria usado uma estratégia de manipulação apresentada em um dos filmes do ator.
A PF destacou que o senador utilizou a estratégia "Reação de Goche" para aprovar a "montagem da CPMI" - Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. A CPMI foi instalada em 25 de maio de 2023 para apurar os atos do 8 de Janeiro.
O caso foi revelado por meio de uma troca de mensagens entre o senador e a deputada Carla Zambelli (PL-SP) no dia 26 de fevereiro de 2023, na qual Do Val explica a estratégia. As mensagens foram acessadas com a apreensão do celular da deputada.
Além de citar a tática, o senador ainda indica o filme "Golpe Duplo", protagonizado por Will Smith, à Zambelli. “Depois, leia sobre isso. Já foi mostrado no filme ‘Golpe Duplo’ – com Will Smith. […] O que ele fez no filme sobre o número 55, eu usei, nas entrevistas, a palavra principal CPMI. Usei como isca para a imprensa vir em peso”, escreveu.
No filme, o personagem de Smith, Nicky, "utiliza uma técnica semelhante para 'programar' mentalmente uma pessoa, fazendo-a escolher o número 55. Durante o dia, ele expôs a pessoa repetidamente ao número 55, através de vários estímulos visuais e auditivos - desde placas até diálogos, de forma que, ao final a escolha parece ser do próprio alvo, mas na verdade foi manipulada", apontou a PF no inquérito.
Para executar a tática, Do Val teria usado como isca quatro pontos, conforme ele afirmou à Zambelli:
"Reunião com Bolsonaro e Daniel, para que eu pudesse gravar o ministro em uma suposta tentativa de golpe contra a democracia (a reunião em si não configura crime, mas deixei a imprensa achar que era)"
"Dando a entender para a imprensa que prevariquei (Senadores da República não respondem por prevaricação)
"Minha desistência do cargo de senador da República"
"Versões desencontradas do local onde a reunião aconteceu, dando a entender que estava mentindo ou ficando doido"
"Olha os relatórios do que provocamos na imprensa brasileira em um único dia! Superou as expectativas, e a primeira fase foi concluída", escreveu Do Val.
O inquérito destaca que as mensagens provavelmente foram enviadas para outros parlamentares além de Zambelli, uma vez que o senador utilizou a palavra "vocês" em um dos diálogos. "A grande maioria de vocês não estava entendendo nada do meu comportamento, mas foi feito tudo propositalmente”, disse.
Últimas Notícias

CRB resolve no primeiro tempo e vence a Chapecoense na estreia da Série B

Quem são as vítimas de acidente com ônibus de estudantes universitários

Vídeo. Mulher fica ferida após ser atacada por boi solto em rodovia no interior de Alagoas

Apple alerta para não dormir perto do celular durante carregamento

Comando da Região Metropolitana da PM traça estratégias em reunião de alinhamento operacional
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Reinauguração Supermercado São Luiz

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
