Maior hidroelétrica do mundo, a Usina de Três Gargantas, na China é capaz de alterar a rotação da Terra

Por Redação 06/05/2023 07h07
Por Redação 06/05/2023 07h07
Maior hidroelétrica do mundo, a Usina de Três Gargantas, na China é capaz de alterar a rotação da Terra
Hidroelétrica três gargantas - China - Foto: Reprodução

A construção da maior barragem hidrelétrica do mundo, a usina de Três Gargantas, na China, é uma obra impressionante que definitivamente alterou o tempo e o eixo de rotação da Terra. Essa obra colossal levou mais de dez anos para ser concluída e consiste em uma barragem de 2,3 km de extensão e 185 metros de altura, que bloqueia o fluxo do rio Yangtze.Os impactos da construção da barragem de Três Gargantas sobre a Terra foram calculados por cientistas japoneses. Eles descobriram que a gigantesca quantidade de água que se acumula no reservatório tem sido tão significativa que a velocidade de rotação da Terra aparentemente diminuiu.

De acordo com os cálculos, essa barragem tem retardado a velocidade de rotação da Terra, aumentando o comprimento do dia em 0,06 microssegundos. Isso ocorre porque a água que fica retida no reservatório possui uma massa muito maior do que a dos movimentos de águas dos rios e mares, afetando a distribuição de massa no planeta e alterando a sua velocidade de rotação.

Essa não é a primeira vez que grandes obras de engenharia civil afetam a rotação da Terra. De fato, o tsunami devastador que atingiu o Japão em 2011 teve um efeito semelhante, mas infinitamente menor em comparação à barragem de Três Gargantas.

Além disso, a construção dessa usina hidrelétrica foi responsável por outra mudança significativa: o deslocamento do centro de massa da Terra. A grande quantidade de água que a barragem contém é tão significativa que ela levou a Terra a girar em torno de um novo eixo, deslocando o centro de massa do planeta em cerca de 2 cm.

Apesar de ser uma obra impressionante da engenharia moderna, a construção da barragem de Três Gargantas teve impactos significativos e inesperados sobre o nosso planeta. Seus efeitos sobre a velocidade de rotação da Terra e o deslocamento do centro de massa são apenas algumas das consequências surpreendentes e duradouras que essa obra gigantesca terá sobre o nosso mundo.