Abastecimento de água em municípios do interior alagoano fica suspenso por falta de energia

04/05/2023 15h03
04/05/2023 15h03
Abastecimento de água em municípios do interior alagoano fica suspenso por falta de energia
Falta de água no Agreste - Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares

Uma falta de energia no sistema de abastecimento de Maravilha e Ouro Branco deixou deficiente, nesta quinta-feira (4), o fornecimento de água para esses municípios. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) registrou a ocorrência junto à Equatorial.

De acordo com a Casal, o bombeamento da água para os dois municípios afetados será normalizado assim que o fornecimento de energia for restabelecido. A água será então repassada para a Águas do Sertão distribuir aos moradores.

Em nota, a Equatorial informou que enviou equipes técnicas para realizar os serviços necessários, de competência da distribuidora, e normalizar o fornecimento de energia das localidades o mais breve possível.

Novo Lino - Por meio de Superintendência da Zona da Mata e Litoral (ZML), a Casal retomou a produção e o tratamento de água para Novo Lino. O serviço ficou paralisado na noite dessa quarta-feira (3) e retornou às 5h desta quinta-feira (4) após intervenção da equipe técnica da companhia.

O motivo da interrupção foram as fortes chuvas verificadas na região. Segundo técnicos, houve carreamento de material sólido para a barragem onde a Casal capta o líquido bruto para posterior tratamento. Em razão dessas partículas, o crivo do conjunto motobomba entupiu, impedindo o funcionamento desse equipamento.

Com o trabalho dos técnicos, a estação de captação voltou a operar e a Casal, a produzir água para Novo Lino. Vale ressaltar que a companhia repassa essa água já tratada para a empresa Verde Alagoas, que é a responsável por distribuí-la à população do município.