Governo de Pernambuco confirma concursos para a Segurança Publica do Estado
Na última terça-feira, 7 de março, durante coletiva de imprensa, a nova governadora Raquel Lyra anunciou que a contratação de novos servidores para a área de segurança pública está em estudos.
O concurso PM PE (Polícia Militar do Estado de Pernambuco) está confirmado e contará com uma oferta de 2.580 vagas, sendo 2.400 para soldados e 180 para oficiais.
Desta forma, boas novidades poderão ser confirmadas no decorrer das próximas semanas. A necessidade de ampliação do atual efetivo já havia sido anunciada, em janeiro, pelo comandante da corporação, coronel Tibério César dos Santos, em entrevista à imprensa.
Além do concurso PM PE está em pauta a realização de novos certames para a Polícia Civil do Pernambuco (PC PE), Corpo de Bombeiros e Polícia Técnico Científica.
A nova seleção já havia sido anunciada em 2022, pelo então governador Paulo Câmara, para o preenchimento de 2.580 vagas, sendo 2.400 para soldados e 180 para oficiais. Para concorrer ao cargo de soldado é necessário possuir ensino médio, enquanto a exigência para oficial é de nível superior em direito. Além disso, os interessados devem possuir altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além de carteira de habilitação a partir da categoria "B". As remunerações iniciais são de R$ 3.065,85para soldados e R$ 9.253,96 para oficiais.
Vale lembrar que foi sancionada, recentemente, a Lei Complementar nº 498/22 que aumenta a idade do concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para 30 anos. Para oficial médico, a idade foi alterada para 35 anos.
Uma outra novidade para a seleção é que todas as vagas oferecidas serão para preenchimento imediato, sem previsão de formar cadastro reserva de pessoal.