CSA vence Tuna Luso e consegue classificação na Copa do Brasil: 1 a 0

Por Guilherme Magalhães/GazetaWeb 01/03/2023 19h07
Por Guilherme Magalhães/GazetaWeb 01/03/2023 19h07
CSA vence Tuna Luso e consegue classificação na Copa do Brasil: 1 a 0
CSA x Tuna - Foto: Júnior Borges/Tuna Luso

Na tarde desta quarta-feira (1º de março), o CSA venceu a Tuna Luso, em pleno Estádio do Souza, e conseguiu sua classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. O jogo, que foi a estreia das equipes na competição, terminou com a vantagem mínima de 1 a 0 para o Azulão, com gol do meia Tomas Bastos.

Além da classificação, o time marujo ganhará R$ 900 mil em premiação.

Aliviado por ter passado de fase, o time azulino já conhece quem será seu próximo adversário na Copa do Brasil. Na segunda fase, o CSA vai enfrentar o Brusque, que eliminou o Marília. O jogo ainda não tem data definida, mas será com mando do time alagoano. Porém, a vantagem do empate não existirá mais.

Agora, sem o Campeonato Alagoano para disputar, o CSA terá apenas a Copa do Nordeste neste primeiro semestre. E no sábado, dia 4, a equipe encara o clássico contra o CRB, no Estádio Rei Pelé, às 17h30. O mando de campo será do Azulão. Já a Águia também tem um clássico pela frente, já que no próximo domingo (5), às 10h, vai receber o Remo, pelo Campeonato Paraense.

PRIMEIRO TEMPO
A partida começou com uma verdadeira festa da torcida da Tuna nas arquibancadas, mas também com um pouco de chuva. A primeira chance da partida foi aos 3min. Em cobrança de falta, Liniker chutou direto no gol, mas Dalberson defendeu com segurança. Ainda tímido, o CSA não fez muito no início. Com 7min, Tomas Bastos chutou de muito longe, porém, Jader segurou.

Cadenciando o jogo por ter a vantagem do empate, o Azulão anulou as jogadas da Tuninha. Com isso, a partida teve um início muito lento, sem grandes chances criadas. Com 18min, finalmente uma finalização. João Felipe arriscou de fora da área, mas a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo.

Porém, a Tuna respondeu. Aos 19min, após jogada muito veloz, Balotelli recebeu o passe na grande área. Mas o atacante não pegou bem na bola e finalizou para fora. Enquanto os gols não saíam, o CSA se prejudicava de outra forma. Isso porque aos 22min o meia Willaim Oliveira sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituído por Almir Luan.

Com uma nova configuração em campo, o Azulão seguiu defensivo. Porém, a equipe estava esperta e aproveitou uma falha infantil da defesa da Águia. Após levantamento na área, Jader cortou muito mal a bola. Na sobra, Tomas Bastos chegou sozinho e finalizou para o gol vazio: 1 a 0 para o Azulão, aos 30min.

O gol trouxe muita tranquilidade para os azulinos, que só seriam eliminados em caso de virada. Enquanto isso, a Águia encontrou diversas dificuldades para assustar o goleiro Dalberson. Durante os minutos que sucederam o gol do CSA, a Tuna nem finalizou no gol. Com 42min, finalmente uma grande chance para os paraenses. Após a bola ser mal afastada, Welthon recebeu cruzamento e finalizou com um chutaço, mas Dalberson defendeu.

Aos 45min, veio mais Tuna. Bruno fez um ótimo cruzamento e Dedé cabeceou, fazendo a bola passar pertinho do travessão. Mas nada de a rede balançar. O primeiro tempo foi encerrado aos 49min, com a boa vantagem maruja.

SEGUNDO TEMPO

A Tuna voltou com tudo do intervalo. Já antes do primeiro minuto, Balotelli tentou de cabeça e a bola foi cortada. No rebote, Liniker chutou forte demais e isolou a bola do Estádio Souza. Com 2min, mais uma chegada. Welthon cruzou na área e Trindade finalizou com força, mas foi travado no momento certo.

O CSA pouco fez e esperou os ataques tunantes. Com 15min, veio a Tuna novamente. Wallacer cruzou com muito veneno e Dalberson tirou por centímetros. Aos 19min, Juninho fez o lance individual, driblou a zaga e chutou por cima, tirando tinta do travessão. Melhor em campo, a Tuna ganhou uma chance de ouro, com falta marcada na beirinha da grande área, aos 21min.

Na cobrança, porém, Victor Diniz não pegou como queria e finalizou para fora. O CSA só conseguiu chegar com certo perigo aos 26min. Após bola parada do lado esquerdo, Kaio Nunes tentou cabecear, mas Jader chegou primeiro na bola. Com a Tuna toda atirada para o ataque, o Azulão arrumou algumas fortes escapadas em velocidade.

Com 35 minutos, o CSA recuperou muito bem a bola e Thiaguinho invadiu a área em alta velocidade. Porém, na hora do chute Jader ficou grandão e fez a bela defesa. Pouco depois, Jader fez mais uma defesa para impedir o segundo do Azulão.

Os minutos finais iam chegando e aos poucos a Tuna já se desesperava. Os jogadores tentavam chutar de tudo que era canto, sem sucesso. A última chance tunante veio aos 48 minutos, Wallacer arriscou fraquinho e nada de marcar. Sem a reação da Tuna, o jogo acabou aos 50min, com a classificação azulina garantida.