Números da Lei Seca refletem conduta mais consciente no trânsito durante o Carnaval

O período de Carnaval foi de muita festa por todo o Estado e, normalmente, onde tem folia tem bebida alcóolica. Por isso, os agentes da Operação Lei Seca estiveram em diversos municípios, atentos ao comportamento dos condutores, e registraram uma redução das situações de alcoolemia.
Este ano foram realizadas 18 bliz, 10% a mais que no ano passado, com uma redução maior no número de situações de alcoolemia registradas. Dos 837 testes aplicados, foram identificadas 34 situações de alcoolemia, o que representa apenas 4% do total. Em 2022, esse percentual foi de quase 7%.
“Trabalhamos intensamente para garantir que a combinação de álcool e direção não estragasse a festa de ninguém, e conseguimos. Ao lado da equipe de educação do Detran, atuamos com ações de conscientização durante as prévias carnavalescas, partindo, em seguida, para as fiscalizações, que este ano foram muito tranquilas e com menos irregularidades, o que nos deixa muito satisfeitos”, disse o major Eduardo Alex, coordenador da Lei Seca.
Vale lembrar que, este ano, os festejos voltaram à normalidade após a pandemia, e Alagoas teve muito mais pontos de festa que em 2022, quando várias cidades cancelaram seus eventos pelo aumento dos casos de Covid-19. Mesmo assim, com mais folia nas ruas, os números comprovam que as ações de educação promovidas pelo Detran e pelos demais órgãos de trânsito do Estado estão surtindo efeito.
“É possível notar nos números que há uma mudança real no comportamento dos condutores alagoanos. Tivemos mais festas e redução em diversas situações constatadas pelos agentes, o que comprova a eficácia do investimento em educação. Por isso, vamos continuar com esse foco e cumprindo nosso objetivo de salvar vidas”, afirmou o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman.
Periodicamente, o Detran elabora campanhas educativas que fortalecem o trabalho de educação e conscientização e que são massivamente veiculadas em rádio, TV, outdoor, e disseminadas a partir de ações de marketing em diversos eventos.
Durante as prévias e os quatro dias de Carnaval, essas ações foram realizadas no Jaraguá Folia e também no Pinto da Madrugada, além de outros pontos de folia pelo Estado. Para a fiscalização, a Operação Lei Seca esteve em Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, São José da Laje e Murici.
Últimas Notícias

Testamento do papa havia sido feito em junho de 2022 e pede apenas uma palavra na lápide; veja o conteúdo

Recém-nascido é encontrado morto dentro de sacola plástica, perto de cemitério no interior alagoano

Três vítimas de incêndio em lancha em Maragogi seguem internadas com estado de saúde estável, diz HGE

Papa Francisco será sepultado em caixão simples e fora do Vaticano, conforme desejo pessoal

Morte de Juscelino Kubitschek: Comissão decide em maio se reabre investigação sobre possível atentado
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

25ª edição do projeto Raízes de Arapiraca
