Vigilância Sanitária apreende 600kg de alimentos estragados em Maceió
Durante o fim de semana, a Vigilância Sanitária Municipal apreendeu 600 quilos de alimentos estragados em diversos bairros de Maceió. As fiscalizações rotineiras ocorreram no sábado (7) e domingo (8).
Segundo informações da Vigilância Sanitária, as apreensões foram realizadas em estabelecimentos nos bairros Tabuleiro do Martins e Graciliano Ramos. As equipes recolheram carne bovina, frango, miúdos de frango, produtos de laticínios como queijos, unidades de hambúrger, molhos, pães e sucos.
Também foram constatados pelos fiscais irregularidades no acondicionamento e armazenamento de alimentos e outros produtos. Os itens que estavam à venda para o consumidor com prazos de validade vencidos foram encaminhados para descarte no aterro sanitário de Maceió.
Já os estabelecimentos foram autuados e devem responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 19 mil.
“A atuação das nossas equipes é direcionada para garantir que a população tenha acesso apenas a produtos de qualidade e, pra isso, acontecer, os estabelecimentos precisam estar de acordo com as normas preconizadas pela legislação sanitária”, ressalta o coordenador da Vigilância de Maceió, Airton Santos.
A população pode denunciar irregularidades por meio do telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.