Em quatro meses, mais de mil crianças são registradas sem o nome do pai em AL

De janeiro a abril deste ano, 1.154 crianças foram registradas em Alagoas sem o nome do pai na certidão de nascimento, de acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que foram obtidos a partir do Portal da Transparência do Registro Civil.
Os números mostram que esses filhos de “pais ausentes” representam 8% do total de 14.408 nascidos no estado até o mês abril. Entre as cidades alagoanas com maior percentual de “pais ausentes” estão Barra de Santo Antônio (21%) e Senador Rui Palmeira (21%). A capital Maceió tem percentual de 7%.
Em todo o País, os cartórios brasileiros registraram, de janeiro a abril, 57.395 mil bebês por mães solo, o maior número em comparação com o mesmo período de anos anteriores.
De acordo com o levantamento, em 2018, foram registrados 51,1 mil recém-nascidos somente como o nome materno. No ano seguinte, foram 56,3 mil. Em 2020, o número diminuiu e passou para 52,1 mil. Em 2021, 53,9 mil crianças não tiveram o pai reconhecido na certidão de nascimento.
O levantamento também aponta a diminuição do total de nascimentos de recém-nascidos neste ano, totalizando 858 mil. Em 2018, foram 954,9 mil. De acordo com regras determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), caso o pai não queira reconhecer o filho, a mãe pode indicá-lo com genitor no cartório, que deverá comunicar o fato aos órgãos competentes para início do processo de investigação de paternidade.
Últimas Notícias

Batida entre dois carros deixa motorista morto na divisa entre AL e PE

Polícia Militar recebe denúncia anônima e encontra drogas com hóspede de pousada em Girau do Ponciano

Motorista suspeito de sequestrar recém-nascida em Novo Lino presta depoimento e é liberado

Jovem é assassinado a tiros em via pública após sair de igreja em Rio Largo

Governo teme inundação de produtos importados no Brasil após tarifaço
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
