Marcha busca sensibilizar população para a questão da saúde mental materna em Arapiraca

Por Redação 11/05/2022 19h07 - Atualizado em 11/05/2022 20h08
Por Redação 11/05/2022 19h07 Atualizado em 11/05/2022 20h08
Marcha busca sensibilizar população para a questão da saúde mental materna em Arapiraca
Marcha do Maio Furta-Cor em Arapiraca - Foto: Reuters/Hendrik Schmidt

Será realizado no próximo domingo (15), às 16h, no Bosque das Arapiracas, em Arapiraca, a marcha do Maio Furta-Cor, que é uma campanha sem fins lucrativos que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a causa da saúde mental materna no mês das mães. 

Na data, será realizada uma caminhada e a entrega de panfletos. A concentração do evento ocorre no totem com os dizeres 'Eu Amo Arapiraca" e o percurso termina na fonte que fica no local. Em seguida, será feito o trajeto inverso.

Para Wanessa Vale, que é psicóloga clínica e perinatal e representante do evento em Arapiraca, abordar o tema nesse momento se torna ainda mais importante, por causa do contexto pandêmico recente. "Vejo como uma possibilidade de estar levando informações acerca de saúde mental materna, sensibilizando a população para um tema tão necessário e urgente, principalmente em um momento pós pandemia, onde as mães vivenciaram ainda mais a sobrecarga materna", diz.

"Outro ponto é, que nessa primeira ação, os profissionais envolvidos na saúde de mulheres que exercem a maternidade, poderão ter acesso a essas informações e colaborar no sentido do acolhimento e escuta às dores emocionais de suas assistidas", completa 

Além da marcha, outras ações estão sendo coordenadas pela equipe local da campanha, para profissionais da rede de atenção à mulheres gestantes e mães. O objetivo é "propagar e colocar em prática no seu cotidiano a importância da atenção e cuidado com a saúde mental materna", afirma Wanessa. 

Existem muitas maneiras de participar e apoiar a campanha e isso pode ser feito por qualquer pessoa que queira ajudar através de palestras, rodas de conversa, lives ou outras ações que colaborem com a proposta do Maio Furta-Cor.