Socorristas reencontram família que buscou atendimento no Samu para salvar bebê que se engasgou

Por Assessoria 08/02/2022 14h02
Por Assessoria 08/02/2022 14h02
Socorristas reencontram família que buscou atendimento no Samu para salvar bebê que se engasgou
Samu - Foto: Reprodução

A emoção tomou conta do reencontro do médico João Paulo Lopes e da enfermeira Mirelle Torres com a família do pequeno Noah. Na semana passada, um bebê de apenas cinco meses de vida se engasgou enquanto dormia e a família decidiu pedir socorro dentro da Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas.

A avó da criança, Maria das Virgens, recebeu em casa a equipe do Samu para realizar o reencontro com os socorristas e agradeceu aos profissionais pelo atendimento prestado. “Fico muito feliz em poder rever o médico e enfermeira que salvaram a vida do meu neto. Se hoje temos o Noah conosco brincando e saudável, é graças a Deus e a eles” agradeceu a avó.

Emocionado, João Paulo relembrou que o dia em que o resgate aconteceu, 3 de fevereiro, é registrado pela Igreja Católica como o dia de São Brás, de quem o médico também é devoto. O santo é considerado protetor da garganta e é popularmente chamado em casos de engasgo.

Médico e enfermeira do Samu conversam com família de Noah sobre o casoMesmo prestando sempre o socorro quando necessário, os profissionais reforçaram a importância de ligar para o 192 em casos de emergência. “Com o nervosismo da situação, as pessoas não se lembram de ligar. As orientações que são passadas ainda por telefone podem fazer muita diferença”, ressaltaram os socorristas.

O caso – Médico regulador do Samu, João Paulo foi o primeiro a chegar na portaria do Samu, onde a avó e a babá chegaram para pedir atendimento para Noah, que havia se engasgado enquanto dormia. “Não pensei duas vezes: fui correndo e já recebi das mãos delas a criança, já com lábios roxos e irresponsiva”, relembra o médico.

A coordenadora de enfermagem Mirelle Torres, que executava serviços administrativos neste dia, também foi chamada para o atendimento e foi quem direcionou o pequeno Noah para uma das ambulâncias estacionadas no pátio da Central Maceió do Samu Alagoas. “Quando avaliei a cena, percebi que poderíamos precisar de equipamentos que só uma das nossas USAs [Unidades de Suporte Avançado] poderia disponibilizar. Foi lá que executamos o atendimento”, explicou Mirelle.

Depois dos procedimentos dentro da ambulância, ainda no estacionamento da Central Maceió do Samu Alagoas, Noah foi encaminhado para unidade pediátrica Santa Casa de Maceió para realização de exames. Ele foi levado na USA Neonatal, que funciona como uma UTI móvel para crianças.