Dormindo em fila, estudantes temem ficar sem vaga no ensino médio em Arapiraca

Por Sidineía Tavares/Redação 01/02/2022 12h12 - Atualizado em 01/02/2022 17h05
Por Sidineía Tavares/Redação 01/02/2022 12h12 Atualizado em 01/02/2022 17h05
Dormindo em fila, estudantes temem ficar sem vaga no ensino médio em Arapiraca
Pais e alunos dormem em filas para conseguir vaga no ensino médio - Foto: Cortesia ao Já É Notícia

O Governo de Alagoas abriu na última segunda-feira, 31, as matrículas remanescentes para vagas do ensino médio em todo Estado. Porém, em Arapiraca, pais e estudantes estão passando sufoco para conseguir matricula na rede estadual.

Em denúncia enviada ao Portal Já É Notícia, pais de alunos e estudantes que tentaram matrículas nas Escolas Estaduais Quintela Cavalcante e Professor Pedro Reis precisaram dormir nas filas, na frente das escolas, para conseguir pegar ficha de matrícula. Apesar da longa espera, muitos saíram dos locais sem efetuar as devidas matrículas.

Conforme as denúncias, as dificuldades são para matrículas no 1º e 2º ano do ensino médio. Como as matrículas encerram nesta quarta-feira, 02, feriado de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, muitas pessoas temem não conseguir vaga para o ano letivo.

"É uma humilhação. Na Escola Quintela Cavalcante, o diretor disse que eram apenas 50 fichas de matrícula. Dormimos na fila, mas pela manhã as vagas não foram abertas, contrariando o que o diretor havia dito", reclamou uma estudante que preferiu não se identificar.

A reportagem do Portal Já É Notícia entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação e foi informada que devida a alta procura nas matrículas para o ensino médio em Arapiraca, a Seduc irá alugar um novo espaço educacional, com 500 vagas para os estudantes da Capital do Agreste.

Veja a nota da Seduc:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas informa que a procura por vagas na rede estadual nas matrículas do ano letivo de 2022 foi além do esperado em Arapiraca. A educação de Alagoas vive um novo momento, com programas de repasses de verbas, combate à evasão escolar, merenda com investimento triplicado e valorização dos professores e servidores. Tudo isso tem tornado não só o ensino público melhor, mas também mais atrativo.

Por isso, diante da alta procura, a Seduc está contratando um espaço alugado para expandir o número de vagas na cidade. O espaço funcionará próximo à Escola Estadual Manoel Lúcio e tem estrutura confortável e climatizada, possuindo capacidade para atender 500 alunos em dois turnos.