Com problemas financeiros, ASA conquista o tri da Copa Alagoas, mas decepciona na sequência da temporada
O futebol arapiraquense viveu grandes emoções na temporada 2021. Enquanto o ASA conquistou o tricampeonato da Copa Alagoas, o Cruzeiro, estreante no futebol profissional, foi campeão da segunda divisão do estadual e subiu para a série A do alagoano.
O primeiro a jogar no ano de 2021 foi justamente o ASA, bicampeão da Copa Alagoas, 2015 e 2020, o time Alvinegro entrou em campo na competição para defender o título. A estreia ocorreu em Arapiraca diante do Aliança e terminou com vitória do ASA por 1 a 0. Na sequência o time arapiraquense enfrentou CSE e Murici, com ambas as partidas terminando empatadas, a primeira em 3 a 3, após o Fantasma estar perdendo por 3 a 0 e a segunda finalizou em 0 a 0.
Na primeira fase, o ASA terminou na primeira colocação do grupo A com 5 pontos, enfrentando na semifinal a equipe do Jaciobá. No tempo normal o jogo ficou no 1 a 1, na decisão por pênaltis o Alvinegro levou a melhor e venceu por 4 a 2, chegando à decisão da competição. Na final o time de Arapiraca enfrentou o Coruripe no estádio municipal da cidade e conseguiu uma vitória por 1 a 0 se sagrando então tricampeão da Copa Alagoas e conquistando uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2022.
Campeonato Alagoano novamente de decepção
Nesta temporada o ASA não conseguiu desempenhar no campeonato alagoano o mesmo papel que havia feito na Copa Alagoas. Em partidas decepcionantes para o torcedor Alvinegro, o clube acabou sendo eliminado ainda na primeira fase, mesmo sendo derrotado apenas uma vez na competição. No geral o clube venceu 3 partidas, empatou 4 e acabou a primeira fase na quinta colocação.
Seletiva para a Copa do Brasil e vaga garantida
Após a eliminação precoce no estadual, o Alvinegro então voltou as atenções para a seletiva da copa do Brasil 2022, a vaga foi garantida após o clube conquistar a Copa Alagoas. O adversário seria um velho conhecido, o CSE de Palmeira dos Índios.
No jogo de ida, o ASA acabou perdendo por 2 a 1 e viu uma longa invencibilidade contra um de seus maiores rivais acabar. A partida de volta, em Arapiraca, o Alvinegro sofreu, mas conseguiu a vitória por 2 a 1, devolvendo o resultado da partida de ida, com isso o jogo foi para os pênaltis e o clube arapiraquense venceu por 6 a 5 e conquistou a vaga para a Copa do Brasil 2022.
Mais uma campanha fraca e eliminação na Série D
Passando por graves problemas financeiros, o Fantasma montou uma equipe jovem para a disputa da Série D com algumas peças experientes, mas a tentativa da diretoria de surpreender os adversários com a juventude do elenco não deu certo e após uma fraca campanha, o clube acabou eliminado ainda na primeira fase da competição.
Em um grupo com oito equipes, o ASA terminou na 7ª colocação, a frente apenas do Murici. Foram 14 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 8 derrotas, 12 gols marcados e 22 sofridos.
Equipe jovem e eliminação precoce na Copa do Nordeste
Ainda durante esta temporada o Alvinegro viu uma mudança ocorrer na Copa do Nordeste e a chance de voltar a disputar a principal competição da região através de sua colocação no ranking de clubes da entidade. O adversário foi o Sousa da Paraíba, para muitos seria um jogo tranquilo e a classificação viria de certeza, já que a partida ocorreria no Fumeirão.
Mas em campo a história foi diferente. O temido ASA sucumbiu diante de uma equipe aguerrida e que logo no primeiro tempo abriu um marcador de 2 a 0. Na segunda etapa da partida até que o Alvinegro voltou mais disposto para o jogo, mas o máximo que fez foi diminuir o marcador, a partida terminou 2 a 1 para o time paraibano e mais uma eliminação precoce em uma competição importante.
Mudanças para a próxima temporada
Para 2022, o ASA passou por uma série de mudanças, a primeira foi justamente em sua diretoria. Moisés Machado deixou o cargo de Presidente e quem assumiu foi o jovem advogado Higor Rafael. A equipe está sendo montada e breve estreará na Copa Alagoas sob o comando do experiente técnico Celso Teixeira.
Jovens no passado, experientes no presente, foi nessas peças que a diretoria do Alvinegro resolveu apostar para a temporada. Três velhos conhecidos do torcedor alvinegro retornaram ao clube. O zagueiro André Nunes, o volante Jorginho e o meia Caíque Valdívia.
A temporada nem começou, mas a expectativa do torcedor é positiva para uma temporada em que o Alvinegro disputará Copa Alagoas, campeonato alagoano, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D.
ASA não teve bom desempenho da Série D — Foto: Reprodução/Elevensports