MPF e ICMBio irão investigar festa realizada ilegalmente nas piscinas naturais de Passo de Camaragibe

Por Redação 28/12/2021 14h02 - Atualizado em 28/12/2021 14h02
Por Redação 28/12/2021 14h02 Atualizado em 28/12/2021 14h02
MPF e ICMBio irão investigar festa realizada ilegalmente nas piscinas naturais de Passo de Camaragibe
Festa ilegal em piscinas naturais - Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) irá investigar a festa que foi realizada no santuário de peixes-boi na Praia do Marceneiro, Passo de Camaragibe. Não há uma denúncia formal até o momento, mas o órgão já indicou que um procedimento de apuração será aberto.

O local onde a festa foi realizada faz parte da APA Costa dos Corais e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também vai investigar o caso. Veja ao final da matéria a nota do MPF.

O ICMBio informou que esse tipo de evento é proibido no local e também que a apuração está ocorrendo em conjunto com as prefeituras que fazem parte da APA.


"Ao mesmo tempo, o ICMBio e as prefeituras locais, que são responsáveis por permitir o acesso às praias, realizam um trabalho educativo e preventivo a fim promover junto aos visitantes a conduta consciente nas unidades de conservação", apontou o instituto.

Nota do MPF:

Nota à Imprensa - MPF/AL

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas instaurou procedimento para apurar a denúncia publicada pelo Instituto BiomaBrasil, em rede social, que apresenta uma suposta festa irregular, realizada em 27/12/2021, no litoral norte de Alagoas - possivelmente em um espaço correspondente a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC).

O MPF também oficiou aos órgãos ambientais (Ibama, ICMBio) e às prefeituras dos municípios que abrangem a APA Costa dos Corais, a fim de coletar mais detalhes acerca do evento. No decorrer das insvestigações, o MPF adotará as medidas necessárias e, em breve, expedirá recomendações no intuito de evitar quaisquer danos à unidade de conservação.