Em caráter de urgência, Estado solicita ao Ministério da Saúde 100.430 doses de vacinas contra Influenza
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) solicitou, em caráter de urgência, ao Ministério da Saúde (MS), que sejam enviadas mais doses de vacinas contra a Influenza para Alagoas. O documento de solicitação foi enviado para o secretário-executivo do MS, Rodrigo Cruz.
Ao todo, foram pedidas 100.430 doses da vacina para que seja possibilitada a vacinação, em nível estadual, no público-alvo que compõe o grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. De acordo com o documento, toda a população a partir de seis meses de idade deve tomar a dose.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, tem alertado a população para o aumento de casos de pessoas gripadas em Alagoas e a importância que todos se vacinem. “Precisamos bater a meta de pelo menos 90% da população vacinada. A transmissão da H1N1 ou da H3N2 é semelhante à da Covid. Então, é um vírus gripal com alta transmissibilidade. Todos os anos com o período de chuva se aproximando, os casos de síndromes gripais crescem muito, por isso, precisamos fazer o possível para que as pessoas concluam seus ciclos vacinais, tanto da Covid-19, quanto da Influenza. Pois, os sintomas das duas são muito parecidos”, explicou.
Além da vacinação, os principais meios para evitar a contaminação é tomar extremo cuidado com pessoas doentes, evitar aglomerações e ambientes fechados, lavar as mãos com água e sabão e continuar usando máscaras, já utilizadas para a prevenção contra a Covid-19.