Time feminino é assaltado após jogo, e atleta relata abuso sexual no Piauí

Por Redação com UOL 02/12/2021 20h08
Por Redação com UOL 02/12/2021 20h08
Time feminino é assaltado após jogo, e atleta relata abuso sexual no Piauí
Abelhas Rainhas foram assaltadas e até abusadas por bandidos após jogo do Campeonato Piauiense - Foto: Imagem: Reprodução/Instagram

Jogadoras do Abelhas Rainhas, time de futebol feminino do Piauí, passaram por momentos de terror após serem derrotadas para o Fluminense-PI pela 3ª rodada do Campeonato Estadual. Ao deixar o estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, o ônibus foi rendido por assaltantes que portavam uma faca. Apenas duas atletas estavam no veículo e uma delas foi abusada sexualmente. A presidente do clube, Kitéria Alves, teve a bolsa levada na ação.

Policiais que faziam a segurança dentro do estádio foram acionados e chegaram a iniciar uma perseguição frustrando os planos dos criminosos, que, no entanto, conseguiram escapar. Os documentos e dinheiro da dirigente foram abandonados pela dupla e recuperados pela polícia.

"Estávamos guardando todas as bolas no ônibus quando os dois bandidos apareceram e roubaram minha bolsa. Eles foram direto para dentro do ônibus, que só tinha duas atletas. Uma fugiu e a outra acabou presa e foi abusada, foi tocada de forma íntima por um deles. Foi tudo muito rápido porque logo apareceu a polícia e eles fugiram. Ficamos muito tristes e apavoradas com o que aconteceu. Principalmente pela atleta que foi tocada, o que nos revoltou muito", disse a presidente Kitéria Alves ao UOL Esporte.

O Abelhas Rainhas é o único time de fora de Teresina que disputa o Campeonato Piauiense Feminino. A equipe tem sede em Picos e encara 300 quilômetros a cada partida, já que todos os duelos são realizados na capital. Segundo a presidente, houve um choque de realidade e o sentimento de que algo muito pior poderia ter acontecido.

"Nós somos de longe (Picos), cidade do interior, e lá não tem essas coisas assim. Tem roubo e tal, mas nada tão violento assim. Então não sabemos nem como reagir. Muitos correram, outros ficaram paralisados. Se eles tivessem armados poderia ter sido muito pior, poderia ter muito sangue. Eles queriam mesmo era levar o celular de todo mundo, mas a polícia chegou rápido e não conseguiram", completou Kitéria.

Segundo a Federação Piauiense, a segurança será reforçada na saída das equipes após o ocorrido. O Estadual Feminino é realizado em sede única e todos os confrontos ocorrem no estádio Lindolfo Monteiro, no centro de Teresina.

O UOL Esporte entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, que disse que o pronunciamento sobre o caso deveria ser feito pela Polícia Civil, que, por sua vez, não respondeu ao contato até a publicação da reportagem.

Veja nota completa da Federação do Piauí após o ocorrido:


A Federação de Futebol do Piauí informa que segue todos os protocolos de segurança dentro das praças esportivas onde são realizadas as suas competições e que na parte externa dos estádios, a segurança é de responsabilidade do Estado.

No caso em comento, ocorrido na noite desta quarta-feira (1), havia uma guarnição da Polícia Militar no Estádio Lindolfo Monteiro. Assim que soube que estava acontecendo o fato, a PM-PI que estava dentro do estádio prontamente atendeu a ocorrência, chegando inclusive a correr atrás dos meliantes, dando disparos de arma de fogo para cima, mas infelizmente não conseguiu prender nenhum deles.

Durante a fuga, os bandidos deixaram cair a bolsa da dirigente que havia sido tomada de assalto, e tão logo foi recuperada foi devolvida à dona.

A FFP esclarece que sempre primou pela segurança de todos os evolvidos nos jogos em todas as dependências das praças esportivas do Estado, mas, infelizmente, fora dos estádios todos nós estamos sujeitos à insegurança que impera em nossa sociedade.

A FFP informa ainda que está providenciando e solicitando junto à PM-PI o reforço para que nos dias de jogos possa colocar policiamento nos arredores dos estádios para tentar coibir atos desagradáveis semelhantes ao ocorrido.

Por fim, informamos que os jogos da próxima quinta-feira (9) - válidos pela última rodada do Piauiense Feminino - serão disputados nos seguintes horários a saber:

16h - Abelhas Rainha x Tiradentes
18h - Teresina x Fluminense

Atenciosamente,
Federação de Futebol do Piauí