Exposição fotográfica revela a alma do Centro de Maceió em mostra itinerante

Com imagens que revelam o cotidiano, a arquitetura e a alma do Centro de Maceió, a exposição fotográfica do projeto “Centro de Maceió, onde fica?” chega ao público em formato itinerante. De abril a julho de 2025, a mostra passará pelo Complexo Cultural Teatro Deodoro, Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e CBTU Maceió, e levará ao público 20 imagens assinadas pelo repórter fotográfico Lula Castello Branco.
A abertura acontece no dia 22 de abril, às 19h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, com entrada gratuita e classificação livre. A exposição fará parte da programação dos 160 anos da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, celebrados em junho, e do projeto Férias no VLT, da CBTU, que promove atividades culturais para crianças em julho.
Divididas em cinco eixos temáticos — cotidiano, personagem, logradouro, arquitetura e geografia — as imagens traçam uma linha afetiva e simbólica do bairro, buscando enaltecer sua memória coletiva, como a rotina, suas peculiaridades históricas, suas ruas e praças.
Segundo a curadora Ana Karina Moraes, a seleção procura formar um conjunto harmônico de fotografias, registradas ao longo das duas últimas décadas. “As imagens pretendem expressar a essência simbólica do Centro e elevar o bairro a novos patamares de reconhecimento, pelo papel que representa na formação da capital alagoana’, disse a jornalista.
“A cultura tem esse poder de fazer a gente olhar com mais carinho para o que é nosso. O Centro de Maceió é cheio de riquezas e esse projeto é uma forma linda de reacender o orgulho e a conexão com esse lugar. É mais do que uma exposição, é um convite à redescoberta”, destaca a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Sobre o autor das fotografias, o jornalista Lula Castello Branco tem larga experiência em fotojornalismo, produções culturais, cinema, publicidade, correspondência de agências e editoras, diagramação e jornalismo impresso e digital. Formado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 1996, guarda em seu diversificado portfólio os trabalhos desenvolvidos em redações e agências de publicidade de Alagoas. É diretor da empresa autônoma Poemídia, há 40 anos.
Projeto “Centro de Maceió, onde fica?”
Ao dar destaque e visibilidade aos patrimônios arquitetônico, histórico, cultural e humano do bairro, o projeto “Centro de Maceió, onde fica?” contribui para a sua preservação e incentiva a população a enxergá-los como parte de sua identidade alagoana. O trabalho amplia a oferta de atividades culturais, fortalecendo os setores de comércio, serviço, turismo e cultura, promovendo a formação de futuros guardiões do bairro
Com o objetivo de formar 30 agentes culturais, o projeto será desenvolvido em seis etapas, compostas por uma capacitação e cinco oficinas de 10 horas-aula cada, totalizando 60 horas-aulas presenciais, que serão executadas entre os meses de abril e maio de 2025. As oficinas serão ministradas nas dependências do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió. Além disso, de forma remota, por meio de videoconferência, os inscritos passarão por uma capacitação de 1h, promovida pelo Sesc Alagoas, por meio de sua Gerência de Cultura.
A solenidade de lançamento do projeto será realizada na sexta-feira, 25 de abril, às 19h, no auditório Oscar Sátyro, campus Maceió, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), localizado no bairro do Centro. Na ocasião será proferida a Palestra Magna "As Estradas de Maceió e o Surgimento do seu Centro Comercial", com o jornalista Edberto Ticianeli. A inscrição da palestra está disponível no lote 2, da plataforma Doity.
A proposta tem a chancela do Ifal, com o apoio do campus Maceió, e dos cursos Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Superior de Tecnologia em Hotelaria. A gestão do projeto está sob tutela da professora e agente cultural, Ana Karla Cavalcante. Para acompanhar o projeto, está disponível o perfil do Instagram @centrodemaceio_ondefica.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Serviço:
Programação da Exposição “Centro de Maceió, onde fica?”
Abertura:
Terça-feira, 22 de abril, às 19h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro
Locais, dias e horários:
Complexo Cultural Teatro Deodoro - de 22 de abril a 15 de maio (de segunda a sexta, das 8h às 14h)
Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA) - de 19 de maio a 9 de junho (segundas e sextas-feiras, das 9h às 14h; terças e quintas-feiras, das 9h às 16h)
Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos - de 12 de junho a 30 de junho (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
Companhia Brasileira de Trens Urbanos - Maceió (CBTU Maceió) - durante o mês de julho
Endereços:
Complexo Cultural Teatro Deodoro - Praça Marechal Deodoro, nº 1, bairro do Centro, Maceió (AL)
Museu Palácio Floriano Peixoto - Praça dos Martírios, nº 517, bairro do Centro, Maceió (AL)
Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos - Praça Dom Pedro II, S/N, bairro do Centro, Maceió (AL)
Companhia Brasileira de Trens Urbanos - Maceió - R. Zacarias de Azevedo, S/N, bairro do Centro, Maceió (AL)
Últimas Notícias

Meme 'Guiana Brasileira' irrita portugueses nas redes sociais: 'Isso não é brincadeira'

Homem é preso em flagrante após bater na própria companheira em Maceió

Foragido por estupro cometido em MT é capturado pela PM em Porto Calvo

Arapiraca integra projeto nacional de inovação pública e passa a compor rede do Catalisa Gov, do Sebrae

Pai e filho morrem enquanto tomavam café após caminhonete invadir residência no Ceará
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Reinauguração Supermercado São Luiz
