Bolsonaro teria pedido que termos sobre golpe de 64 fossem modificados no Enem

Por Sidinéia Tavares/Redação 19/11/2021 09h09 - Atualizado em 19/11/2021 11h11
Por Sidinéia Tavares/Redação 19/11/2021 09h09 Atualizado em 19/11/2021 11h11
Bolsonaro teria pedido que termos sobre golpe de 64 fossem modificados no Enem
Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro teria pedido ao Ministro Milton Ribeiro que houvesse modificação em alguns termos sobre o Golpe Militar de 1964. A informação foi dada pelo Jornal Folha de São Paulo, na última quinta-feira, 18.

Conforme a revista, Bolsonaro teria solicitado que as questões do Enem tratassem o Golpe Militar de 1964 como uma revolução. O pedido teria ocorrido no primeiro semestre deste ano e Milton Ribeiro chegou a levar a solicitação para as equipes do MEC (Ministério da Educação) e do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), mas o pedido não foi levado adiante de modo prático, uma vez que os itens passam por longo processo de elaboração.

A informação foi dada no momento em que há várias investigações sobre interferência do governo na elaboração das provas do Enem.

Investigação Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União abriu uma investigação sobre o caso. O procedimento foi aberto após pedido de deputados da oposição que se reuniram com a presidente da corte, Ana Arraes, na última terça-feira. O primeiro dia de prova do Enem ocorre neste domingo, 21.

Oficialmente, a apuração será sobre “possíveis irregularidades na organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, especialmente acerca de fragilidade técnica e administrativa relacionadas às interferências na gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)”.