Fiscalização interdita pizzaria em Maceió após encontrar alimentos estragados

Por redação com G1/AL 16/11/2021 20h08
Por redação com G1/AL 16/11/2021 20h08
Fiscalização interdita pizzaria em Maceió após encontrar alimentos estragados
Vigilância de Maceió apreende 450kg de produtos fora de validade no final de semana - Foto: Ascom/ Visa Maceió

Uma pizzaria em Maceió, localizada no bairro do Jacintinho, foi interditada por fiscais da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) durante uma ação ocorrida no sábado (13) e no domingo (14). No local foram encontrados alimentos estragados e armazenados de forma irregular. O estabelecimento foi interditado.

“[A pizzaria] se encontrava totalmente sem condições de funcionamento, um local muito insalubre, com ausência de Equipamentos de Proteção Individual para os funcionários, alimentos estragados e armazenados de forma inadequada. O dono terá 30 dias de prazo para adequar o estabelecimento às normas sanitárias atuais”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Os fiscais foram em supermercados, frigoríficos e laticínios dos bairros Jacintinho, Ponta Grossa e Benedito Bentes I. Foram apreendidos 450kg de produtos impróprios para o consumo humano, entre eles linguiça calabresa, queijo, presunto, carnes, salsicha, refrigerantes e entre outros. Os produtos se encontravam fora do prazo de validade.

Entre os meses de fevereiro e novembro deste ano, a Visa apreendeu 70 toneladas de alimentos impróprios para consumo humano. As equipes de fiscalização visitaram 7.500 estabelecimentos e 31 foram interditados, sendo seis farmácias, 19 panificações, três barracas de praia, dois bares e duas pizzarias.

Em setembro, a Prefeitura criou o selo “Pode Comprar Aqui”, que é destinado aos empreendimentos que cumprem com as normas de higiene e estão aptos a funcionar. Já foram concedidos 600 adesivos aos negócios que seguem o Código Sanitário.

A população pode fazer denúncias, caso observe estabelecimentos fora das adequações sanitárias, através do telefone 3312-5495 que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Vigilância também conta com um novo canal direto de comunicação, as denúncias também podem ser enviadas pelo WhatsApp (82) 98705-0730.