Deputado Tarcizo Freire propõe Dia Estadual do Protetor de Animais
Um projeto de autoria do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), propõe a criação do Dia Estadual do Protetor de Animais em Alagoas. A matéria sugere que a data seja comemorada no dia 17 de janeiro, dia de Santo Antão, considerado protetor dos animais domésticos.
O deputado ressalta que os protetores realizam um serviço indispensável à manutenção da saúde pública, suprindo uma função essencial que hoje, o estado não consegue atender a demanda devido ao baixo investimento.
Freire diz ainda, que os defensores desempenham gratuitamente e extensivamente funções em prol da proteção desses animais e, que muitas vezes doam mais do que seu tempo e seus recursos nestas tarefas.
“São os protetores, individualmente, em grupos ou em entidades, que se sensibilizam com a situação dos animais abandonados ou vítimas da violência. Pessoas que minimizam o sofrimento vivido por eles, resgatando, cuidando e ajudando a encontrar um lar. E ainda promovem castrações solidárias e vacinações gratuitas”, disse.
No documento, Tarcizo destaca que o objetivo do projeto de lei é reconhecer o esforço do protetor de animais, a sua ação humanitária e conscientizar de que o trabalho desenvolvido por ele é de extrema importância e que, sem ele provavelmente teríamos inúmeros problemas de saúde pública e de infraestrutura sanitária.
O deputado esclareceu que alguns estados brasileiros já celebram o dia 17 de janeiro, como o Dia dos Protetores de Animais, uma forma de homenagear os protetores pelo devido reconhecimento desses heróis.
O PL 705/2021, sendo aprovado, a data passará a constar no Calendário Oficial de Eventos de Alagoas, como Dia Estadual do Protetor dos Animais.